Professores e alunos devem conhecer a Literatura Africana

. 26 outubro 2009


Conhecer e valorizar a literatura dos países africanos de língua portuguesa é de crucial importância na formação dos alunos de Letras Português. Foi o que afirmou o professor Kleyton Pereira, no mini curso “Literatura Africana de Expressão Portuguesa”, nos dias 21 e 22 de outubro, na 9ª Semana Universitária promovida pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina (FFPP).

Mestre em Teoria da Literatura e especialista em Literatura Portuguesa, Kleyton Pereira afirma que a finalidade em promover o mini curso consistiu em fazer com que os alunos de Letras Português, Pedagogia e Letras Inglês possam conhecer esta Literatura, entender a sua importância e contribuir na divulgação desta cultura tão carregada de preconceitos.


“Espero que eles possam pelo menos conhecer um pouco das Áfricas de Língua Portuguesa e conhecer alguns autores, e que isso possa servir como uma semente para que eles busquem mais,” declarou o professor da Universidade de Pernambuco. Kleyton espera que os futuros professores se aproximem da Literatura Africana, desconhecida por muitos, e conheçam escritores como Jorge Barbosa e Mia Couto para trabalhar com suas produções literárias em salas de aula.

A idéia de que a cultura da África é permeada apenas por rituais do candomblé precisa ser desmistificada, e os encantos e belezas presentes nas entrelinhas das produções líricas e épicas destes povos devem estar presente nas nossas apreciações e estudos literários, como ressaltou Kleyton Pereira, que se confessa um professor apaixonado pela literatura lusófona, seja ela de origem portuguesa ou africana. Afinal, os povos africanos fazem parte da própria constituição cultural do Brasil, já que o país foi constituído a partir das vertentes africanas, européias e indígenas.


Por Edilane Ferreira