Campanha pelo fim da violência contra a mulher termina hoje com debate sobre Direitos Humanos

. 10 dezembro 2009

Do dia 20 de novembro até 10 de dezembro, a cidade de Juazeiro foi palco da campanha de “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, coordenada pela Biblioteca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento começou com uma vigília na Praça Dr. José Inácio da Silva e encerra, hoje, com a palestra "Sem a mulher os Direitos não são Humanos", com a participação dos professores Andréa Cristiana Santos e Reginaldo Gomes, no Auditório Tadeu Severino, no Departamento de Tecnologia e Ciências Socais (DTCS), da UNEB, às 16horas.

O Coordenador da Biblioteca do campus III, Regivaldo José da Silva, avalia de forma positiva a campanha. “Foi extremamente positiva, fizemos parcerias maravilhosas com o CIAM, DST-AIDS, Delegacia da Mulher e outros parceiros que fizeram com que o nosso evento tivesse uma visibilidade maior. No ano passado, a campanha foi muito tímida e não teve o público esperado”, conta.

Ele também falou sobre a receptividade das pessoas durante o evento. “Foi maravilhosa e cada vez maior. Na abertura não teve um grande público, mas os outros dias surpreenderam e a partir do ano que vem todas as bibliotecas da UNEB irão promover a campanha pelo fim da violência contra as mulheres”, afirma Regivaldo.

Embora a campanha termine oficialmente no dia 10, quem for à biblioteca do Campus III poderá admirar a Exposição Mulheres, flores, formas e cores, da artista plástica Zilma Tanajura Machado. A exposição é composta por sete obras caracterizando as notas musicais inspiradas em letras de Música Popular Brasileira com nomes de mulheres, feitas em papel machê.

Por Emerson Rocha