Tese conta história do Ginásio Rui Barbosa

. 10 dezembro 2009
O professor José Roberto Gomes Rodrigues, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), apresentará a sua tese de doutorado “Ginásio Ruy Barbosa: a sócio-gênese de uma instituição escolar (1953/1963)”, em seminário realizado hoje (quinta-feira), às 18h45, no Campus III, em Juazeiro. Com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, o seminário tem participação de especialistas em educação.

“Encontrei em Juazeiro uma instituição de ensino que parecia isolada do universo da Bahia e do Brasil, mas que, bravamente, na sua origem, enfrentou relações de força e de violência simbólica iguais a outras instituições desse universo”, assinala o professor José Roberto Rodrigues. Na prática, com esse seminário, segundo ele informa, serão iniciadas as atividades do Instituto de Estudos e Projetos Educacionais Prof. Agostinho Muniz, entidade que se destina a desenvolver um avançado e revolucionário projeto educacional, com a parceria da Prefeitura de Juazeiro e da Uneb.



A parte importante do seminário será a conferência do professor José Roberto, que vai falar sobre a sua tese de doutorado, audaciosamente defendida, este ano, na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais consagradas universidades do Brasil. Como professor do Departamento de Ciências Humanas da Uneb/Juazeiro, área de História da Educação, ele procurou desvendar, compreender e explicar a história do Ginásio Ruy Barbosa, exorbitantemente criado no ano de 1953, por um movimento popular, quase que à revelia do Governo do Estado da Bahia. Com uma grande luta e choques de interesses contrariados que causou a uma certa elite da cidade de Juazeiro, o ginásio somente foi reconhecido e oficializado, dois anos depois, com a presença marcante do Governador do Estado, na época, Antônio Balbino.

“O que marca a distinção dessa instituição é a forma como se processa a sua construção sócio-histórica, permeada por um conjunto de relações, ações e condutas de diversos agentes implicados nessa luta”, comenta o professor José Roberto.


Participarão o prof. João Augusto Rocha, da Escola Politécnica, ex-Adjunto para Assuntos de Graduação da Ufba, e um dos maiores especialistas sobre as teses do educador Anísio Teixeira, que teve relações com a criação do Ginásio Ruy Barbosa; o jornalista Agostinho Muniz, filho do professor Agostinho, assim como a professora doutora Alda Muniz Pêpe, integrante do Conselho Estadual de Educação; a professora doutora Dinéa Muniz, do Departamento de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Ufba; o professor Elmo Jose dos Santos, da Ufba, e o professor Paulo José de Oliveira, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do Estado.

Divulgação/Agostinho Muniz