Exposição mostra parte da história política do país nos anos 80

. 09 dezembro 2009


A imprensa pode evocar uma memória de um tempo e contexto histórico? O jornal seria capaz de organizar um coletivo partidário? Em busca de resposta a estas perguntas, pesquisa desenvolvida no Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), investigou como um jornal partidário organizou um coletivo de militantes na cidade de Juazeiro, Bahia, nos anos 1980.

O resultado da pesquisa é a Exposição Multimídia 30 anos da Tribuna da Luta Operária: o jornal como lugar de memória, que será aberta ao público na próxima segunda-feira (14/12), às 18h, no DCH-III, UNEB, sala PROESP. Na abertura, haverá o lançamento de uma plataforma digital (DVD-Rom) com as 184 edições doadas pelo militante Hugo Pereira.


A plataforma digital, desenvolvida pelo pedagogo Moésio Belfort e por Wllyssys Wolfgang, estudante de Jornalismo em Multimeios e bolsista da Fundação de Amparo ao Estado da Bahia (FAPESB), ficará disponível para pesquisadores, educadores e interessados na história política do país.

Durante três anos, pesquisadores do projeto A Tribuna da Luta Operária e a organização do Partido Comunista do Brasil (PC do B) procuraram entender como o jornal, nascido em 1979, promoveu a circulação de uma proposta ideológica e divulgou os principais acontecimentos que marcaram a transição democrática até 1988, data em que o periódico deixou de circular. Para sistematizar as informações, foram feitas análise de conteúdo do jornal, um banco de dados com a fotodigitalização das edições e entrevistas com 12 ativistas políticos da década de 80.

Para a coordenadora da pesquisa, a jornalista e professora do DCH III-UNEB, Andréa Cristiana Santos, o estudo identificou práticas sociais e culturais vinculadas ao grupo de leitores que consumiu o jornal, como a organização do PC do B a partir de um grupo de estudantes de Agronomia, da Faculdade do Médio São Francisco (FAMESF), hoje Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Também é possivel identificar a participação em movimentos como Diretas Já! e a eleição de Paulo César Andrade no ano de 1982, pelo Partido Democrático Brasileiro (PMDB), legenda na qual se abrigaram os militantes do PC do B, impedido de atuar legalmente pelo regime militar.

A professora ressalta ainda que a pesquisa procurou incentivar os alunos do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios a realizar estudos sobre a história política local e de parte da esquerda brasileira uma vez que o conhecimento da história social é imprescíndivel para a formação do profissional. Em períodos distintos, participaram da pesquisa Audimara Genipapeiro, Itamara Santos, Thaic Carvalho, bolsistas do projeto, Verusa Pinho e o professor Flávio Ciro, como colaboradores.

Responsável junto com Moésio Belfort pelo desenvolvimento do DVD-Rom e pelas edições fotodigitalizadas, Wllyssys Wolfgang afirma que “a idéia do banco de dados é permitir a difusão do conhecimento aos pesquisadores, políticos, estudantes e curiosos. Mas o material permite ainda o desenvolvimento de outras linguagens multimídia, como a realização de slides show”.

O resultado é um acervo digital que estabelece um “lugar de memória’, no qual o visitante poderá relembrar os principais acontecimentos dos anos 80 como os movimentos sociais no campo e na cidade, os planos econômicos para controlar a inflação, a luta pelas Diretas Já!, a morte de Tancredo Neves, entre outros.

Ao longo da semana, a Exposição Multimídia ficará disponível à visitação do público no DCH-III a partir do dia 14 a 19 de dezembro, no período das 9h às 12h; e das 14h às 21h. Também irá acontecer a mesa-redonda “Jornal, Política e Cultura”, no dia 16/12; exibição do filme Peões, no dia 18/12; videoclips e um show com músicas dos anos 80, no dia 19/12. Para mais informações, acesse o blog Tribuna.



Divulgação Projeto de Pesquisa História da Imprensa em Juazeiro