Seminário discute Educação Contextualizada no semiarido

. 04 dezembro 2009
A prática educativa integrada à realidade local e a efetivação de um currículo contextualizado às demandas da cultura e do contexto social serão temas do Seminário Educação Contextualizada: desafios e possibilidades de um novo fazer pedagógico, que acontece amanhã (4/12) e domingo (05/12) no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A prática pedagógica na perspectiva de uma Educação Contextualizada defende que o conhecimento se constrói a partir do contexto social e com relações mais amplas estabelecidas entre professores, alunos, pais e a comunidade na qual estão inseridos. Nesta perspectiva, o currículo escolar é resultado de uma construção permanente entre educadores, educandos e instituições de ensino.


Promovido pelo Programa de Formação dos Professores em Letras (PROESP), do DCH III-UNEB, o Seminário será ministrado pelo professor e pedagogo Edmerson Reis e contará com a participação de representantes do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada e da Rede de Educação do Semiarido (RESAB). Atualmente, o professor realiza estudos de doutoramento no Programa de Pos-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, com a temática da educação contextualizada.

No seminário serão apresentadas experiências e estudos na área. Na região, já foi desenvolvido o livro Educação para a Convivência com o Semi-Árido: A proposta de Elaboração de um livro didático, de autoria das professoras Claudia Maisa, professora do DCH III, Vanderlea Reis, da Universidade Federal de Picos, e a pedagoga Edneusa Souza, do IRPAA.

O evento é aberto ao público e acontece amanhã (4/12) e domingo (05/12), no horário das 8h às 12h, das 14h às 18h, no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia.



Redação MultiCiência

Informações DCH III-UNEB (74) 3611-5617