Exposição retrata a beleza do maracatu rural

. 29 março 2010
Retratar pictoricamente a cultura popular pernambucana e aspectos predominantes do Maracatu de “Baque Solto”. Este é o objetivo da Exposição Baque Solto, que poderá ser visitada pelo público no Centro de Cultura João Gilberto até amanhã (30/03), em Juazeiro - BA.

A expressão “Baque Solto” é uma manifestação cultural do maracatu rural a partir da fusão de vários folguedos populares que existiam nos engenhos de cana-de-açúcar de Pernambuco. No ritual do folguedo, um dos personagens mais típicos é o “Cabloco de Lança”, o guerreiro que protege a corte. Por isso, ele vai armado de sua lança enfeitada de fitas e protegido por uma armadura de lantejoulas e chocalhos.


De autoria do artista plástico Rinaldo Lima, a exposição reúne 15 pinturas que fazem referência ao maracatu de “Baque Solto” e a apresentação do cabloco de lança. A vestimenta, o colorido e pequenos elementos místicos como a lança, o chapéu e o cravo branco são representados nas obras. “O caboclo de lança é um símbolo hoje do carnaval de Pernambuco quase tão forte quanto um passista de frevo, e, de tão característico e colorido, fica muito bem na pintura”, explica Rinaldo.

Segundo o artista, o seu forte sentimento de valorização da cultura pernambucana e a admiração que tem pelas manifestações folclóricas do estado o impulsionaram a escolher a temática. “Retratar a cultura popular, como o Maracatu rural que agrega uma série de outros folguedos, é quase uma obrigação”, revela Rinaldo.


Para expressar a vivacidade do Maracatu de “Baque Solto” e a efervescência de cores da fantasia do cabloco de lança, o artista utilizou a técnica do acrílico sobre tela. Um procedimento que possibilita que a pintura seja feita de forma mais veloz, devido a sua secagem rápida. Além disso, o uso da tinta acrílica intensifica a cor e permite a sobreposição de várias camadas sobre a tela.


Com a exposição, os visitantes serão convidados a contemplar a diversidade de cores e o traço do artista, além de aprofundar o entendimento sobre as manifestações populares pernambucanas. A exposição ficará aberta ao público até amanhã (30/03), no Centro de Cultura João Gilberto, no horário das 8h às 12h e das 14às 18h.



Por Juliane Peixinho (texto e foto), da Agência MultiCiencia. Texto publicado com exclusividade no jornal Gazzeta do São Francisco, edição de sábado (27/03).