Estudantes de Jornalismo em Multimeios fazem cobertura do São João para TVE

. 22 junho 2010
Nesta terça-feira (22/06), estudantes do curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia, estarão no município de Jaguarari-Ba para realizar uma série de telereportagens sobre o São João. A cobertura faz parte de um projeto do Sistema Baiano de Televisão Pública em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB)/TVE, UNEB e outras instituições do estado. As telereportagens serão transmitidas na TV educativa e abordarão as manifestações culturais, tradições e a religiosidade presentes no período de São João nas cidades de Uauá, Senhor do Bonfim e Juazeiro-Ba.

Segundo a professora e coordenadora do projeto de extensão Programa Experimentais de Televisão Fabíola Moura, a veiculação das telereportagens dos estudantes de Jornalismo numa emissora pública é uma iniciativa inédita e servirá para a conquista de outras parcerias. “Estamos realizando uma produção pioneira, a Universidade do Estado da Bahia e o curso de Jornalismo nunca participaram de nenhuma cobertura institucional e agora faremos, durante duas semanas, as matérias do São João de quatro municípios para transmissão na TVE. Será um excelente aprendizado”, explica Fabíola Moura.


Para a estudante de jornalismo e produtora da série Klébia Muricy, o projeto com o IDERB é uma grande oportunidade para os estudantes exercitarem as técnicas audiovisuais, desenvolver mais projetos e almejar novas parcerias. “Esta cobertura da festa junina será o primeiro passo para outros trabalhos que vão surgir. Uma forma de atrair estudantes para os projetos e colocar em prática o que se aprende em sala de aula”, afirma Klébia.

Na equipe do projeto de extensão, participam o monitor do projeto João Barbosa, Klébia Muricy e as colaboradoras Adzamara Amaral, Celane Rosa e Meg Macedo, todos estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas, Campus III.

por Juliane Peixinho