Homens de Alma de Couro

. 17 junho 2010

A poesia, o aboio, o sertão cantado e recitado nas estrofes de cordel, em um cenário que faz lembrar a existência de homens pouco valorizados pela história tradicional. Esses elementos farão parte do evento de lançamento do livro “Homens da Alma de Couro”, escrito por Vinicius Gonçalves.

O livro-reportagem, que será lançado no próximo dia 18 (sexta-feira), a partir das 19:30h, no espaço Canto de Tudo no DCH III/UNEB, valoriza uma tradição bastante comum no sertão juazeirense, os vaqueiros, homens que ao se protegerem com roupas e acessórios de couro, enfrentam a caatinga para cuidar do gado.

Dedicado “às ‘almas’ dos vaqueiros das caatingas”, a obra conta com prefácio escrito pela jornalista e professora Andréa Cristiana, apresentação e seis capítulos distribuídos em 94 páginas. A pega do boi no mato, o aboio dos vaqueiros, as caatingas, os parques de vaquejada, os rituais de fé e religiosidade, a decadência da criação de gado e as transformações da vaqueirice, além das almas dos homens, constituem uma obra que expressa a história e cultura de um povo.

O autor e a obra
Vinicius Gonçalves, filho de vaqueiro e hoje formado em Comunicação Social pela UNEB, desde criança escreve sobre o sertão. Como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso escolheu falar sobre os primeiros homens a povoar os sertões e que, em sua opinião, aos poucos vem sendo esquecidos. O pertencimento ao grupo social, devido a sua convivência na fazenda Seriema, distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro, fez com que a obra contasse com uma descrição detalhada da prática da vaqueirice.
Para Vinicius, o fato de ter crescido no sertão, vendo seu pai sair para o mato encourado ou acompanhá-lo nas missas dos vaqueiros, favoreceu seu trabalho, porém, exigiu-lhe maior dedicação à pesquisa bibliográfica para evitar que o envolvimento com o grupo pesquisado interferisse na escrita rigorosa do livro-reportagem.
“Homens de Alma de Couro", seu primeiro livro publicado, procura retratar o cotidiano, as crenças, a coragem desses homens, que, aparentemente fortes, se emocionam ao verem suas histórias no livro. “Ver um vaqueiro chorar lendo ou ouvindo a leitura do livro é a prova do retorno social que foi para mim este trabalho”, expressa o autor.
Serviço:
Lançamento do livro “Homens da alma de couro”, de Vinicius Gonçalves
Data: 18 de junho de 2010
Horário: 19:30h
Local: Canto de Tudo – DCH III/UNEB Juazeiro
Contatos:
Vinicius Gonçalves: (74) 8822-7675
Érica Daiane (Assessoria de Imprensa do evento): (74) 8811-2998/9979-0337