Artistas realizam Colóquio sobre teatro em Senhor do Bonfim

. 01 setembro 2010
A História do Teatro no semi-árido da Bahia é o tema principal do I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru, a ser realizado a partir do próximo sábado (04) até terça-feira (07) em Senhor do Bonfim. O evento debaterá as práticas teatrais na região e fará uma homenagem ao centenário do diretor e dramaturgo bonfinense José Carvalho (1910-2010), um dos precursores do teatro na região. O Colóquio terá a participação dos nove municípios que compõem o Território de Identidade 25 (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso).

Na abertura do Colóquio o grupo de teatro Aroeira Cênica (Senhor do Bonfim) irá apresentar a remontagem do espetáculo Condenado Inocente, de José Carvalho, montada nos anos 50 e 60 e apresentada no Quintal-Teatro da Rua José Jorge, e nos auditórios do Instituto de Assistência à Infância, Salão Paroquial, e Ginásio Sagrado Coração, Marista. A companhia Finos Trapos (Vitória da Conquista/Salvador) também participará do evento.

Na programação, haverá mesas redondas sobre a história do teatro, homenagem a artistas, lançamento de cordel, exposições, alvorada e atividades no Calçadão, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho e no Centro Educacional Sagrado Coração. “As atuais pesquisas sobre teatro no Brasil e no mundo mostram a grande necessidade do registro da história dessa arte milenar em diferentes contextos culturais. Posteriormente iremos lançar um livro com as palestras de todo o encontro”, destacou Reginaldo Carvalho, professor da UNEB, estudante do doutorado em Artes Cênicas da UFBA, um dos coordenadores do evento.

Divulgação ASCOM Taíza Teixeira