Católicos celebram a padroeira de Juazeiro

. 08 setembro 2010
Com cânticos de louvor a Nossa Senhora das Grotas, católicos renovaram hoje a fé à padroeira da cidade de Juazeiro. Pela tradição católica, a devoção começou quando os jesuítas chegaram a Juazeiro para a catequização dos índios em terras de Garcia D’Ávila. A lenda diz que, no dia de sol, um índio cariri andava pelas matas e encontrou uma imagem de Nossa Senhora em uma Grota, surpreendido, levou-a até um vaqueiro e eles a conduziram ao Monsenhor Antônio da Costa Rêgo, lembra Padre Amâncio Viana, pároco da catedral de Juazeiro.

Segundo Viana, a cidade de Juazeiro é o único lugar em que a festa dedicada a santa não é profana, são celebradas a missa pela manhã, procissão pelas ruas da cidade à tarde e encerramento com missa campal.

Para o antropólogo e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Paulo Soares, as festas religiosas surgem pela motivação relacionada às crenças e podem ser de vários tipos. Em geral, elas permitem que, através da participação popular, alguns laços de solidariedade sejam criados e mantidos, além de servirem para construção de identidades e diferenças. "As festas, como todos os fenômenos da cultura, possuem uma dinâmica marcada pela oscilação entre mudanças e continuidades. Isso quer dizer que algumas coisas mudam e precisam mudar para continuar dialogando com a comunidade. Porém, outras são mantidas por possuírem um significado essencial para a própria existência da festa”, explica.

Tradicional festa religiosa na cidade desde quando Juazeiro era uma vila, permanece até hoje atraindo fiéis. Porém, segundo o antropólogo Paulo, nos últimos 10 anos com o crescimento das igrejas pentecostais, a essência dos festejos católicos em grande parte das cidades tem se desgastado, pois fiéis estão migrando para outros credos.

Por Adzamara Amaral para Ag.MultiCiência