Poetas repentistas participam nesta sexta-feira de festival em Juazeiro

. 03 setembro 2010

Com objetivo de promover a cultura do repente, nesta sexta-feira (03/09) a partir das 19h, acontece no Centro de Cultura João Gilberto o Segundo Festival de Poetas Repentistas do Território do Sertão do São Francisco. O evento financiado pelo Fundo de Cultura do Governo da Bahia contará com a participação dos melhores cantadores de viola do nordeste.

Para o representante de cultura de cordel de juazeiro e coordenador do festival Valdir Lemos, o repente no Vale do São Francisco ainda é pouco valorizado. Desta forma, a elaboração do festival visa difundir as expressões da poesia popular e incentivar ações de apoio a cultura regional. “O primeiro festival aconteceu em 2003. Depois disso não tivemos condições para a realização. Agora, sete anos depois através de um edital conseguimos prosseguir com o projeto. Precisamos dar maior visibilidade à cultura da poesia de cordel e repente, e conquistar o apoio empresarial”, ressalta Valdir.

No evento acontecerá a eleição da melhor dupla de repentistas do sertão do São Francisco. Para conseguir o título, os cantadores terão que improvisar ao som da viola versos com temas escolhidos aleatoriamente pelos jurados. Entre as duplas inscritas estão: Zé Francisco e Sebastião Pereira de Serrita- PE, Romeu Honório e Manoel Mauricio de Garanhuns-PE, Vicente neto e Francisco Xavier do Ceará, Zé Maia e Antônio do Pajeú de Juazeiro- BA entre outros. A entrada é gratuita.

Por Juliane Peixinho