Campus Juazeiro ganha unidade de televisão via internet

. 05 outubro 2010


O Campus III da UNEB, em Juazeiro- BA, em especial os estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios , ganharam um novo canal de comunicação para divulgar as ações desenvolvidas pela universidade e notícias do município.

Foi implantada no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus a Web TV Juazeiro- BA (http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/). A instalação do núcleo foi definida a partir de conversações de gestores da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade com a coordenação do curso e representantes da comunidade do campus.

A televisão universitária de Juazeiro, que veiculou suas primeiras reportagens em julho passado, é coordenada pela professora do DCH Fabíola Moura. O canal tem atendido às solicitações de cobertura de eventos da instituição e da população do Vale do São Francisco, dando visibilidade a iniciativas pouco pautadas pela grande mídia.

Professora Fabíola Moura coordena o núcleo

“Apesar do pouco tempo de funcionamento, nosso site tem obtido grande número de acessos. Tem uma reportagem sobre o show de espadas no São João de Senhor do Bonfim, por exemplo, que já obteve mais de 300 visualizações. E vem crescendo cada vez mais o número de solicitações que recebemos da universidade e da comunidade do Vale”, comemorou Fabíola.

Além dessa crescente demanda, o núcleo vem agregando à sua programação o material produzido pelos programas Coisas do Sertão e InfoCampus, que fazem parte do projeto de extensão Programas Experimentais de Televisão, também coordenado pela docente.

A equipe do projeto e núcleo da WebTV é formada pelos discentes do curso Klébia Muricy, Adzamara Amaral, Gabriela Canário, Meg Macedo, Alinne Suanne e Carlos Damásio, além dos cinegrafistas Ronaldo Silva e Itamar Nascimento.

“A WebTV é muito importante para a divulgação dos nossos trabalhos audiovisuais e também para promover a interação dos estudantes com toda a região”, destacou Klébia, estudante do sétimo semestre.

Proposta de expansão

A implantação do novo canal faz parte da política de comunicação da administração central da instituição, que tem a coordenação da UDO, por intermédio da Ascom. Entre os objetivos está facilitar a disseminação das informações e a integração entre os campi.

De acordo com o diretor da UDO, Djalma Fiuza, o setor deu todo apoio tecnológico e de infraestrutura ao núcleo de Juazeiro, a exemplo da doação de uma câmera profissional da Sony, “mas estamos colaborando também no incentivo à preservação das identidades locais, que é uma característica das TVs universitárias”.


Gravações são realizadas em estúdio

Segundo Qhele Jemima, coordenadora do núcleo de audiovisual da Ascom, ao qual está vinculada a unidade da WebTV no campus de Salvador, a proposta é implantar canais de TV universitária em outros departamentos da universidade. “Queremos que a UNEB se reconheça através desses núcleos. Estamos começando pelas unidades que possuem cursos de comunicação por já contarem com uma produção continuada de vídeos”, pontuou.


Fabíola Moura destacou que essa iniciativa se configura como a primeira web televisão de cunho educativo da região. “Uma TV via internet, que tem todo o seu fluxo de produção orientado por professores universitários, é com certeza uma grande conquista para toda a comunidade”, observou.
A WebTV está aberta aos pedidos de divulgação de produções audiovisuais de qualquer departamento da UNEB, desde que estejam de acordo com a política de comunicação da universidade.
Web tv Juazeiro : http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/

Por assessoria da UNEB.