História e cultura indígena é tema de seminário

. 20 outubro 2010

Com o objetivo de sensibilizar, subsidiar e instrumentalizar os professores e alunos dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR será realizado hoje e amanhã o Seminário Temático “História e Cultura Indígena , no campus III da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro.

O evento trará aos participantes uma abordagem crítica e pedagógica da história e cultura indígena, apresentando os princípios das políticas públicas de igualdade social que regem a educação brasileira e os parâmetros do currículo escolar atual.

Na programação, no primeiro dia (22/10), às 14h, a professora Odomaria Bandeira faz a palestra de abertura com uma discussão acerca dos marcos cronológicos e questões relacionadas à cultura indígena. Em seguida, haverá a apresentação cultural “O TORÉ” do Grupo Truká e discussões. Também serão realizados trabalhos em grupo, apresentações orais e exposição de painéis.

No sábado (23/10) o seminário inicia às 7h30 com a palestra O “índio legal”: Regulamentações sobre o indígena na educação brasileira, ministrada pela professora Lizete Brandão Ramos. Após, será promovida a leitura comentada “Ser índio: Uma problemática social a partir da origem do conceito” com a professora e diretora do DCH, Aurilene Rodrigues Lima. Em seguida, os professores José Humberto e Cristiane da Paz conduzirão a apresentação e discussão de vídeos. À tarde, será destinada à elaboração de propostas, apresentação e socialização do planejamento pedagógico nos cursos do PARFOR.

Por Juliane Peixinho