Ensino, Pesquisa, Extensão e Arte no Campus III – UNEB, Juazeiro

. 20 novembro 2010

A partir desta segunda-feira (22/11), será realizada a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - I SEPEX, promovido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) e o Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia. O evento pretende socializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores, alunos e egressos da universidade.

Com o tema “O Estado da Arte do Fazer Acadêmico no Campus III”, a primeira edição da SEPEX acontece paralelo ao V Seminário de Pesquisa e Pos-Graduação (SPP), que reunirá 200 pesquisadores de diversos campi da UNEB. O evento pretende ainda problematizar o desenvolvimento do fazer acadêmico no departamento e discutir as atuais condições estruturais de realização. A solenidade de abertura da SEPEX e do V Seminário de Pesquisa e Pos-Graduação da UNEB acontece na segunda-feira (22/11) às 18h15, no Departamento de Ciências Humanas.

Durante a I SEPEX acontecerão palestras, conferências, mesas redondas, mini cursos e comunicações científicas das áreas Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas e as Ciências Humanas e Lingüística. Na semana, os participantes poderão escolher as atividades de acordo com a sua área de interesse.

As atividades da segunda-feira (22/11), às 14h, serão os mini cursos de Fotografia, Letramento no local do Trabalho, As narrativas psicológicas modernas e contemporâneas e suas relações com a pedagogia. No mesmo dia, às 17h será realizado o lançamento da exposição “Estrelas do Rádio” com a professora Odomaria Bandeira.

Na terça-feira, inicia o minicurso de Crítica Cinematográfica pela manhã, e a conferência “Sistemas de produção na agricultura: Convencionais x Agroecológicos” com o professor doutor Jairton Fraga. À tarde, as mesas redondas “O Estado da Arte do Fazer Acadêmico na UNEB” com os Pró-reitores José Bites de Carvalho, Adriana Marmori e José Cláudio Rocha; e o “Direito Ambiental: uso de agrotóxicos-vantagens, desafios e responsabilidades”, com a Dra. Ana Rúbia T. Carvalho e os professores Tilemon G. dos Santos e José Osman. E às 18h, o lançamento da exposição “Alquimia do barro” do professor José Renner.

No terceiro dia, será feito o lançamento, às 18h, da “Pesquisa em Debate”, Vol II com as professoras Antonieta Galdieri, Maria Rita Assy, Giovanna De Marco e a Conferência “Geopolíticas e Descolonização do Conhecimento”, com a professora Julia Mª Costa Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo, às 19h.

Na quinta, acontece pela manhã a discussão “Ruralidades, Ambiente e Sociedade”, ministrada pelo professor doutor Rogério Bispo e a doutoranda Luzineide Dourado. Á tarde, “Educação, Lingüística e Letramento” com os Professores doutores Conceição Hélio e Cosme Batista. Já na sexta-feira, acontecem mesas com temática da Educação e do Jornalismo, como “Práticas e História da Educação na Região”, ”Jornalismo Científico e Difusão de Tecnologias”, “Educação do Campo e Contextualidade” e “Direitos Humanos e Cidadania”.

Na noite da sexta-feira (26/11), às18h, no Canto de Tudo, acontece o lançamento do site Rotina do Vale, projeto de extensão do DCHIII, coordenado pelas professoras Tereza Leonel e Renata Freitas. Em seguida, ás 18h30, na quadra do DCH, haverá a abertura da III Mostra Cultural, momento que reunirá apresentações artísticas e shows com artistas da região. O sábado (27/11) encerra a programação da semana com realização de salas de bate papo e oficinas da mostra cultural, das 15h às 18h.

As atividades do SEPEX ocorrem nas salas do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), durante a tarde, e no Departamento de Ciências Humanas, à noite.

Informações: 74 3611-5617; 3611-7363.

Por Juliane Peixinho