Orgulho de ser Sertanejo

. 15 novembro 2010



“Minha vida é no Nordeste, tenho maior orgulho de ser sertanejo e de viver sempre aqui”. Foi desta forma que o repórter Francisco José, da Rede Globo, resumiu a sua opção por trabalhar no Nordeste e declarou ter recusado várias propostas para trabalhar no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Não troco o Recife por nada”.

Repórter especial da Rede Globo, Francisco José participou do 1º ECOVALE, na mesa redonda “Jornalismo de TV e de Rádio no cenário atual de convergência midiática”. Em entrevista ao Multiciência, Francisco José disse que chegou a cursar Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP, porque o Jornal do Commercio onde trabalhava passava por dificuldades financeiras, resultando no não pagamento de seu salário ao final do mês. Então, buscou uma alternativa. “Se não pudesse seguir a carreira jornalística, seria advogado”, relatou. Ele concluiu o curso, mas não chegou a fazer o teste da Ordem dos Advogados do Brasil, pois logo foi contratado pela Rede Globo.

Ele considera o curso de jornalismo fundamental e relata que se tivesse feito não teria passado tantas dificuldades. Contudo, ele comenta que, além da formação, um bom jornalista deve ter seriedade, levar a informação correta, ter ética, ser ousado, avançar, investir e enfrentar barreiras para realizar seu trabalho, pois “quanto mais difícil ele for, maior a repercussão”, declarou. Francisco José concluiu que para exercer a profissão é preciso ter “compromisso com a verdade”.

Por Lorena Santiago (texto) e Larissa Nascimento (foto)