Os alunos do curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Plataforma Freire), de Curaçá-Ba, realizam hoje (14/04) e amanhã (15/04) a Oficina Interarticular “A cultura e o modo de vida do vaqueiro do semiárido brasileiro: Ah, que bom ser vaqueiro!”, destinada aos alunos do Ensino Fundamental.
Os graduandos de Pedagogia, que também são docentes da rede municipal, irão desenvolver atividades com produção de textos, poesia, aboios, fotografia e registros da história de vida de vaqueiros nas escolas Coração de Jesus, em Saco da Canoa, próximo a Riacho Seco; na Escola Municipal João Francisco Félix, em Poço de Fora; no Núcleo Jatobá, e nas instituições Caminhos do Aprendiz e Ciranda do Saber, na sede. Foram convidados vaqueiros para discutir junto com professores, alunos e comunidade a importância da fixação do homem do campo e a cultura desse homem, que forma a identidade do povo nordestino.
A coordenação da oficina é da professora Francineide Santana, com apoio das professoras Andréa Cristiana Santos e Patrícia Alves.
Redação MultiCiência
Ensaio Fotográfico: Jackelina Meira Kern, com imagens de vaqueiros de Curaçá