Professores e alunos do DCH discutirão indicativo de greve na próxima segunda-feira

. 14 abril 2011


Professores e alunos dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia, reunidos ontem no Departamento de Ciências Humanas, campus III, Juazeiro, decidiram realizar Assembleia Geral, na segunda-feira (18/04), às 17h, no Departamento de Ciências Humanas (DCH), para avaliar as condições do movimento de paralisação docente e o indicativo de greve, proposto pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), para o dia 26 de abril.


Na reunião, participaram 29 pessoas, entre professores e representantes do Centro Acadêmico (C.A) de Comunicação Social e Diretório Acadêmico (D.A) de Pedagogia, que discutiram o Decreto 12.583/2011, promulgado pelo Governador Jaques Wagner, que impõe restrições orçamentárias aos órgãos da administração direta e indireta, tais como: suspensão à concessão de afastamento de servidor público para realização de cursos de aperfeiçoamento; restrição ao aumento na cota das gratificações por Condições Especiais de Trabalho (CET) e Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva; e as limitações financeiras relacionadas ao repasse do Quadro de Cota Mensal (QCM), referente aos recursos repassados aos órgãos. Também foram discutidos condições de trabalho do docente e os impactos de uma paralisação, como atraso no calendário, entre outros aspectos.



Os estudantes ressaltaram que a paralisação das atividades não é uma decisão apenas do professor, devendo haver participação dos alunos no processo, conforme se posicionaram os representantes do C.A de Comunicação e D.A de Pedagogia. Os alunos de Pedagogia já decidiram realizar uma Assembleia Discente no próximo sábado, às 18h, no DCH.


No encerramento da reunião, foi formada uma Comissão de Mobilização formada pelos professores para acompanhar a movimentação docente nas outras universidades e fazer os encaminhamentos para reunião de segunda-feira (18/04) e do dia 26/04, em Salvador.



Redação MultiCiência Foto: Juliano Ferreira