Estudantes participam de curso sobre Jornalismo Científico

. 13 julho 2011

Teve início, hoje, no Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o curso A pauta de Ciência no Vale do São Francisco, oferecido pela Agência de Notícias Multiciência, projeto de extensão do DCH-II, para 15 estudantes do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios.

O curso pretende apresentar noções de jornalismo científico, buscando aproximar os futuros jornalistas da discussão acerca da produção da ciência e o papel do jornalismo na divulgação do conhecimento. Na programação, também será discutida a relação entre fontes (pesquisadores) e o jornalista. Para isso, contará com a presença de jornalistas especializados em publicações de matérias cientificas.

No primeiro dia, a professora Andréa Cristiana Santos, coordenadora do projeto, discutiu com os alunos conceitos do jornalismo cientifico e a importância de produzir matérias com ênfase na produção científica, na educação e tecnologia no Vale do São Francisco, contribuindo, assim, para a difusão e popularização do conhecimento.

Com carga horária de 40 horas, o curso terá atividades práticas com visitas às instituições de pesquisa como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-Semiárido), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e Biofábrica Moscamed. As atividades acontecem todas as quarta-feiras, no horário das 9h às 12h, no Laboratório de Multimeios, até o dia 14 de setembro.

por Láercio Lucas (texto e foto)