Beiju enriquecido com hortaliças e frutas é apresentado em minicurso no SemiáridoShow

. 24 agosto 2011
A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical trouxe novos sabores para uma tradicional iguaria nordestina: o beiju. A uma plateia formada por agricultores e estudantes que participaram do minicurso “Beijus Enriquecidos com Frutas e Hortaliças”, na tarde desta segunda-feira (22) no SemiáridoShow, o pesquisador Joselito Motta mostrou novas formas de beneficiamento desse produto a partir do uso da polpa ou extrato de maracujá, goiaba, beterraba, entre outras.

Os participantes do curso gostaram da novidade. Elogiaram o sabor, o colorido e mostraram-se entusiasmados para aderir à experiência. A agricultora Leoneide dos Santos, 57 anos, do município de Floresta, é só elogio ao beiju multicor. “Muito gostoso, quando chegar em casa vou arriscar no experimento”, declarou.

Segundo o pesquisador Joselito Motta, a inclusão das frutas e hortaliças torna o beiju mais nutritivo e saboroso. O método é simples: substitui a água por suco ou polpa de frutas e hortaliças para “molhar” a fécula (goma).

No minicurso, ele abordou ainda as alternativas que a mandioca apresenta para a agregação de valor e o papel importante que essa cultivar possui para a agricultura familiar.

“A mandioca é resistente à seca, produz em solos de baixa fertilidade e tem uma característica especial: é aproveitada por completo”, explicou o pesquisador. Ele afirma ainda que “as raízes são fontes de energia e carboidrato que dão como produto principal a farinha”.

Para Joselito, produtos como o amido e outros derivados da mandioca são alternativas ainda desconhecidas de muitos agricultores e as comunidades que se aproveitam de maneira diversificada do uso dessa espécie podem usar a farinha para proporcionar a sustentabilidade das pequenas produções.

O pesquisador Joselito Motta, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical ministrou mais um minicurso de “Beijus Enriquecidos com Frutas e Hortaliças” na manhã de terça-feira (23), dentro da programação do SemiáridoShow 2011.

Participam da feira as seguintes unidades da Embrapa: Semiárido, Caprinos e Ovinos, Algodão, Mandioca e Fruticultura Tropical, Agrobiologia, Transferência de Tecnologia, Tabuleiros Costeiros, Informação Tecnológica, Meio Norte, Agroindústria Tropical, Informática Agropecuária, Milho e Sorgo, Solos – UEP Recife e Agroindústria de Alimentos.

Contatos:
Joselito Motta- pesquisador;
joselito@cnpmf.embrapa.br

Karine Nascimento – Agência Multiciência;
karine_bnascimento@hotmail.com

Fernanda Birolo – jornalista;
Fernanda.birolo@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro – jornalista;
marcelrn@cpatsa.embrapa.br