“Prosa Sertaneja” valoriza o saber popular no SemiáridoShow 2011

. 24 agosto 2011

Sentados em círculo, igual fazem na roça, com os olhos e ouvidos atentos à fala dos companheiros, agricultores e agricultoras participaram da “Prosa Sertaneja”, promovida pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária (IRPAA) na Feira SemiáridoShow. Sem a presença de profissionais de empresa pública ou privada, o espaço tem o objetivo de proporcionar a troca de saberes e experiências entre os sertanejos.

Durante as conversas, foram tratados temas como o recaatingamento, o uso das cisternas, enriquecimento de frutas nativas da região, educação contextualizada para o Semiárido, entre outros.

Como em toda prosa, não faltaram os causos curiosos, como os do agricultor Alcides Peixinho do Nascimento, da comunidade de Ouricuri, no município de Uauá – BA. Adepto do uso de técnicas voltadas para o melhor aproveitamento da Caatinga, seu Alcides conta que quando começou a plantar espécies nativas, como a Palma e Coroa de Frade, foi chamado de louco pelos vizinhos. Com o decorrer do tempo e o sucesso obtido nas suas terras, passou de louco a professor. Hoje, a propriedade de seu Alcides é referência na sua região e vez por outra recebe visita de escolas locais.

A nova aventura do sertanejo de Uauá é o plantio de banana sem o uso de irrigação artificial. “Só molha quando chove. Até agora está dando certo”, compartilhou Alcides com os colegas, que ouviam atentos e cheios de admiração.

Poeta, Alcides brinca com o clima da região e costuma dizer que “Deus deixou a seca para o sertanejo descansar”. Profundo conhecedor do sertão, o agricultor explica sua teoria: “Desde quando o produtor começa a juntar o alimento para os animais, cuidar da terra e das plantas, e ele tem o alimento armazenado, na época da seca ele vai descansar porque já tem tudo guardado”.

Com a voz mansa, carregada com o sotaque típico do sertão, dona Judite foi mais uma a compartilhar suas vivências com o Semiárido. Umas das fundadoras da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que trabalha com o beneficiamento de frutas nativas, a sertaneja ensinou como fazer uma geléia de maracujá, e aproveitou para encorajar os companheiros. “A gente começou com a Coopercuc trabalhando na cozinha de casa. Se vocês quiserem podem fazer também”, incentiva.

Em busca de novos conhecimentos, a jovem de 16 anos, Cleonice Ferreira dos Santos, foi ouvir os ensinamentos dos mais velhos, para aplicar na horta que está sendo implantada na escola em que estuda, em Uauá. Filha de produtores rurais, a garota elogia a Prosa Sertaneja e diz que levará os ensinamentos também para casa. “Um espaço como esse é importante para que os jovens ganhem mais conhecimentos e não queiram sair da sua comunidade. Tudo que se aprende é muito importante, vou ensinar o que aprendi aqui aos meus pais”, garante Cleonice.

Mais informações:
O SemiáridoShow 2011 acontece de 22 a 25 de Agosto no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado na BR-122, Km 50 (BR-428, km 148). A feira estará aberta ao público das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita. O evento é uma realização da Embrapa e do IRPAA.

Contatos:
Emerson Rocha – Agência Multiciência;
nosreme10@hotmail.com

Fernanda Birolo – jornalista;
Fernanda.birolo@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro – jornalista;
marcelrn@cpatsa.embrapa.br

Embrapa Semiárido – (87) 3862 1711

IRPAA - (74) 3611 6481