Evento reúne apresentação do Núcleo sobre Educação Contextualizada e do livro “Letras e Chão”

. 01 setembro 2011
Será lançado, hoje(1/09), o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), que busca contribuir para o desenvolvimento do semiárido baiano. O Núcleo é um espaço de estudo, reflexão e pesquisas com ênfase em práticas educativas e organizacionais, compreendendo as problemáticas e as potencialidades da região.

Juntamente com à apresentação do NEPEC-SAB, será feito o lançamento do livro ‘Letras e Chão’, da professora Maisa Antunes e a pedagoga Tarcila Oliveira. O livro traz os artigos ‘Os livros didáticos, conhecendo o semiárido 1 e 2 - uma experiência’ e ‘Uma abordagem dos livros didáticos conhecendo o semiárido 1 e 2 como tecnologia social’.

A obra aborda os conhecimentos e aprendizados adquiridos na produção do livro didático como classificá-lo como uma tecnologia social. A publicação é o resultado de pesquisas realizadas em torno da Educação Contextualizada no Semiárido, fortalecendo os estudos realizados pelo NEPEC-SAB.

Letras e Chão permite uma leitura crítica e problematiza a Educação Contextualizada como parte do processo educativo, permitindo a compreensão de que o Semiárido faz parte do mundo e o mundo também se faz presente no Semiárido, concepção decorrente de vivências e experiências compartilhadas.

A autora Tarcila considera o livro didático uma tecnologia social por ser engajado a partir de movimentos sociais, transformando-se em instrumento estratégico para a transformação social. Para Maísa Antunes, “o livro didático é um instrumento de poder, contém narrativas e precisamos assumir nossa narrativa”.

O lançamento de ‘Letras e Chão’ e a apresentação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), no dia 1º de setembro, às 18:30h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. Exemplares dos livros serão distribuídos nas bibliotecas públicas da região.

Mais informações:

Maisa Antunes (74) 9115-5097
Tarcila Oliveira (74) 8804-9194
Edmerson Reis (74) 8808-8863
Luzineide Carvalho (74) 9115- 2462

Por: Lorena Santiago