ECOVale divulga programação de conferências e mesas-redondas

. 24 outubro 2011

Jornalistas, pesquisadores e historiadores se reunirão para discutir a trajetória dos 200 anos da imprensa na Bahia, durante o II Encontro de Comunicação do Vale (II ECOVale), nos dias 16 a 19 de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, em Juazeiro - BA.
Durante os quatro dias de evento, os profissionais irão relatar suas experiências acadêmicas e tendências na área da comunicação. No primeiro dia, às 19h, a professora Doutora em Ciências da Comunicação, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo (USP), faz conferência sobre a pesquisa em comunicação no Brasil.
Na mesa-redonda sobre os "200 anos de imprensa na Bahia", que se realizará no dia 17 de novembro às 17h, participam o professor Doutor Luis Guilherme Dias Tavares, do Centro Universitário da Bahia e diretor de Cultura da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a professora e radialista Marta Luz, que criou programas de rádio na região como "E nós para onde vamos"?, veiculado na Rádio Juazeiro, e o poeta e jornalista, Florisvaldo Mattos, membro da Academia de Letras da Bahia.
O pesquisador James Gorgen, coordenador do site "Os donos da Midia", a doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suzy Santos, e Emiliano José, autor do livro Marighela: o inimigo número um da ditadura, se reúnem para debater as relações entre mídia e poder, no dia 18 de novembro, às 16:30h.
A comunicação em redes, a distribuição e transmissão das informações será discutida na mesa “Tecnologias da Informação”, às 19h pelo professor da UNEB, Luiz Adolfo Andrade, o Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, e André Holanda, criador e Editor executivo do Folha Salvador.
No último dia do evento (19), serão discutidas as “As imagens e o jornalismo ao longo da história”, às 14h, pelo fotógrafo Evandro Teixeira e o professor da Faculdade de Comunicação pela UFBA, Washington José de Souza Filho.
Para debater a convergência dos meios de comunicação e interatividade, o coordenador dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Jorge Amado (FJA) Bernardo Carvalho e o jornalista e o Editor do Grupo A TARDE, Ricardo Mendes coordenam a mesa “As novas linguagens em ambiente de convergência de mídias”, às 17h.
O Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco visa estimular a pesquisa entre doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação, a divulgação de ações de extensão e contribuir para o e entendimento da história da imprensa na esfera local e no Estado, já que este ano se comemora os 200 anos de imprensa na Bahia. No Ecovale, serão realizados sessões temáticas, exposições, lançamento de livros e minicursos. As inscrições para os minicursos podem ser feitas até o próximo domingo. Informações no endereço http://www.uneb.brecovale.

Por: Karine Nascimento