. 26 junho 2012

Trabalhos de alunos de Jornalismo da UNEB são premiados no XIV Congresso da Intercom no Nordeste

Paulo Pedroza

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter”. Esta frase, de autoria do jornalista Cláudio Abramo, muito difundida na década de 1980 e até hoje citada nos manuais de comunicação social, possibilita uma reflexão sobre a qualidade e os limites éticos da profissão. Foi pensando na prática jornalística e em produzir conteúdo de relevância social, que estudantes do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, em Juazeiro, conquistaram dois prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Monitora do MultiCiência apresenta o projeto no Congresso da Intercom
A premiação, destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos, ocorreu durante o XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, realizado entre os dias 14 e 16 de junho, na Faculdade Boa Viagem (FBV), em Recife (PE). Além dos dois prêmios nas categorias Radiojornal e Vídeo Documentário Avulsos, todos os outros quatro trabalhos produzidos por alunos de jornalismo da UNEB ficaram entre os finalistas, inclusive a Agência de Notícias MultiCiência e o programa de rádio Eufonia, ambos projetos de extensão da universidade. O encontro é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O valor desse prêmio para nós, muito embora não se quantifique, agrega reconhecimento ao trabalho acadêmico, atribuindo referência científica à nossa produção. É uma honra ter notoriedade concedida pela Intercom”, ressaltou o recém graduado em jornalismo Tiago Crateús que, juntamente com o colega Raphael Barbosa, produziu o vídeo documentário vencedor “Ser é Ver Sentir”, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Através da linguagem audiovisual, “Ser é Ver Sentir” aborda a surdez não como uma deficiência física, mas sim como uma cultura própria de um grupo que usa a língua de sinais para se comunicar. “A escolha por um tema tão sensível foi resultado de muita pesquisa. Questões sobre acessibilidade, diversidade, surdez, identidades sendo formadas a partir de uma sensibilidade, podem ser pensadas com o filme”, acrescentou Crateús.

O programa “Notícias do Velho Chico”, vencedor na categoria Radiojornal Avulso, resultou de uma atividade avaliativa na disciplina de Radiojornalismo, realizada no quarto período do curso. Os estudantes, hoje no sexto período, Luciano Gonçalves, Taiane Sandes, Helen Sampaio, Raianne Guimarães e Patrícia Pinheiro foram responsáveis pela vitória. O jornal demonstra preocupação com a realidade local, produzindo conteúdo de relevância para a população da região.

“O diferencial do nosso produto é que sempre trabalhamos em conjunto, um ajudando o outro, e se não fosse a disciplina de radiojornalismo não teríamos chegado a esse resultado. É muito bom ver o trabalho reconhecido. Estamos muito felizes”, disse com entusiasmo a estudante Taiane Sandes, que agora não vê a hora de concorrer na etapa nacional, que será realizada em Fortaleza. Quem sabe até sejamos vencedores dela também. Mas só de saber que estamos entre os cinco melhores do Nordeste já é um prêmio e tanto”.

Os trabalhos dos estudantes de Juazeiro concorreram com mais de mil projetos de outras instituições de ensino superior da região Nordeste. “Isso significa para os estudantes uma confirmação da importância do curso superior em Jornalismo, afirmando também a nossa preocupação em dar visibilidade e desenvolver a comunidade, pois não adianta fazer belas produções de referência se elas não chegam às pessoas”, afirmou Fabíola Moura, professora de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios da UNEB e orientadora dos dois trabalhos premiados.