Audiovisual

. 20 julho 2012

Vídeos do V Curta na UNEB valorizam temas regionais

Sheila Feitosa


Em prol da beleza, o amor pela profissão supera dificuldades? O contraste musical entre duas cidades próximas influi no comportamento das pessoas? Como formar leitores assíduos em uma região escassa de livrarias? Estes são alguns temas presentes nos curtas-metragens que serão exibidos na 5ª edição do Curta naUNEB, mostra de vídeo-documentários do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que acontece hoje (20), a partir das 18h, no anfiteatro Canto de Tudo, em Juazeiro.

Serão apresentados os curtas “Beleza que Põe Mesa”, “L.E.R – Lesão por Estagnação Repetitiva”, “Ao Som das Cordas”, “Ode à Ilha do Fogo” e “Um Barzinho, um Violão, um Pagodão”. Os filmes foram produzidos por estudantes do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios durante a disciplina de Laboratório de Vídeo-Arte, sob a orientação da professora Fabíola Moura. Cada curta têm duração média de dez minutos.

Também será exibido o documentário “Ser é Ver Sentir”, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos jornalistas graduados pela UNEB Tiago Crateús e Raphael Barbosa. “Ser é Ver Sentir” ganhou o prêmio de melhor documentário na modalidade Vídeo Avulso na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), realizada em junho, em Recife (PE). 

Segundo a aluna do curso de Jornalismo em Multimeios Amanda Santos, o evento tem o objetivo de valorizar temas que o Vale do São Francisco oferece e que não são explorados, estabelecendo uma interação entre os estudantes e a comunidade. O Curta na UNEB surgiu em 2006 como um espaço de divulgação e exibição de projetos audiovisuais em caráter experimental, produzidos pelos alunos nas aulas de laboratório.