. 13 setembro 2012


UNEB promoveu Colóquio de Pós-Graduação e Workshop de Educação Contextualizada

Texto: Patrícia Lais
Fotos: Gisele Ramos

Mesa de abertura

A importância da educação para o desenvolvimento regional foi o tema principal do I Colóquio de Pós Graduação do Vale do São Francisco e do II Workshop sobre Educação Contextualizada, que foram encerrados hoje (13), no Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A palestra “A pós-graduação e a sua contribuição para o desenvolvimento dos territórios”, ministrada pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Álamo Pimentel, fez parte da noite de abertura dos dois eventos, que aconteceu na última terça-feira (11) no Canto de Tudo.
Luzineide Dourado é professora do
DCH III e Coordenadora do
evente
Os eventos tiveram o apoio do DCH-III, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós–Graduação da UNEB e da Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape). Dentre as atividades realizadas durante os três dias de evento, destacam-se palestras, oficinas e apresentações de trabalhos.
Para Luzineide Dourado, professora do DCH III e coordenadora do evento, é importante aproximar os profissionais do setor educacional das potencialidades da região semiárida. “A contextualização da pós-graduação visa pensar um projeto de desenvolvimento a partir das pessoas que se formam aqui e promover um desenvolvimento social, humano e territorial pautado na natureza semiárida”, comentou.
Álamo Pimentel é professor da UFBA
O objetivo do evento era discutir de que forma os cursos de especialização podem contribuir para a formação de profissionais preparados para desfazer os estereótipos atribuídos à região semiárida. “Essa é a grande oportunidade de criar um novo horizonte para os estudantes de graduação, produzir vozes e dar visibilidade para o conhecimento produzido nesse contexto de educação voltada para o semiárido”, disse o professor Álamo Pimentel.