Semiárido

. 26 outubro 2012
Palestra e lançamento de livro aconteceram ontem na UNEB 


Amanda Santos 

Estudantes, professores e outros convidados participaram do V Ciclo de Estudos do NEPEC-SAB (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro), que aconteceu ontem (25), no Canto de Tudo, no Departamento de Ciências Humanas (DCH-III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. A palestra inicial, intitulada “A Educação na Perspectiva de Heidegger: As correlações com a circum-mundaneidade da convivência com Semiárido Brasileiro”, foi ministrada pelo filósofo e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) João Gelson Tesser.

Ele falou sobre a situação humana ligada aos bens materiais e à prática educativa pela linha científica do filósofo alemão Martin Heidegger. “A tecnologia arrasa a natureza e o ser humano. Nós devemos ter o espírito crítico. Nós somos corporeidade, na simplicidade, na nudez do sentimento capitalista. Filosofar é libertar-se dos dogmas”, declarou o palestrante.

Na programação, seguiu-se o lançamento do livro “Natureza, Território e Convivência: Novas Territorialidades no Semiárido Brasileiro”, da pesquisadora, geógrafa e professora do DCH III Luzineide Dourado Carvalho. A obra mostra a relevância de se mapear a região semiárida para outros estudos, partindo da premissa de que é importante reconhecer e saber conviver com as características locais.