A terra que pisamos - 15 de abril dia da conservação do solo

. 15 abril 2013
                                                             
[T] Sheila Feitosa
 Imagens da internet




É do solo que tiramos boa parte das riquezas que utilizamos para a nossa sobrevivência. O minério e a agricultura são fontes de riqueza que estão diretemente ligadas a terra, esse elemento da natureza tão essencial á vida.
   
     O solo pode ser definido como uma coleção de corpos naturais de origem orgânica e mineral, constituído de partes sólidas, líquidas e gasosas. Nas áreas áridas e semiáridas do nordeste brasileiro - cuja relação entre precipitação de chuvas e a evaporação possibilitam o acúmulo de sais no solo – a falta de cuidado em seu manejo pode ocasionar problemas graves como a erosão e a salinização.

    Na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus de Juazeiro, os estudantes de agronomia aprendem desde cedo a cuidar da matéria prima principal de sua profissão. Para o estudante Ueslei de Oliveira, ações como tipo de sistemas de irrigação e seu correto manejo são práticas que contribuem para conservar o solo. “O sistema de gotejo é muito menos agressivo que o sistema por sulco que é um dos grandes responsáveis pela salinização do solo; Manter a cobertura vegetal, evitando a ação erosiva da água e do vento; O principal seria a avaliação da fertilidade do solo, conhecendo, a partir de práticas laboratoriais, suas potencialidades e proceder as suas correções químicas e físicas, da forma mais natural possível, de acordo com a cultura a ser implantada”, afirma o acadêmico.

   No entanto, desmatamentos e as altas temperaturas também podem causar impactos ambientais desfavoráveis ao meio ambiente. Porém, o estudante de agronomia Ueslei de Oliveira explica que para evitar o esgotamento do solo é preciso reduzir o desmatamento de áreas para o plantio, monitorar a produção de monocultura como a cana-de-açúcar, evitar o uso desenfreado de agrotóxicos, diminuir as queimadas e controlar os impactos da pecuária.

    Não esquecendo que o aumento de temperatura pode alterar a estrutura física do solo ao mesmo tempo em que reduz sua umidade devido à diferença de potencial hídrico entre solo e a atmosfera, causando rachaduras. “Essa situação pode influenciar na germinação de sementes e na disponibilidade água para a planta que fica murcha, quando a água é retida da terra”, conclui o discente Oliveira.

O pioneiro da Conservação do solo

    O dia da Conservação do Solo foi escolhido em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett, em 15 de abril de 1881. Bennett que nasceu em Anson Country, Carolina do Norte, realizou estudo de solos em vários países e se destacou por defender  a preservação dos recursos naturais.
  
O pesquisador ganhou o título de pai da conservação do solo por ter liderado, nos Estados Unidos, movimentos a favor da sua conservação. Ele acreditava que a erosão se configurava como um dos problemas mais emblemáticos do solo.