16 de abril - dia de falar da voz

. 16 abril 2013

[T] Thaise Rocha
Imagens da internet

"A voz é a forma  como a gente se relaciona com o mundo." A afirmação da fonoaudióloga Fabíola Moura expressa a importância da voz na sociedade atualmente. Além de ser um importante instrumento no processo de comunicação cotidiana, ela é utilizada em diferentes profissões como professor, locutor, operador de telemarketing entre outros.

Independente do uso que se faça da voz o importante mesmo é cuidar da saúde vocal. O que muita gente não sabe é que a falta de cuidados com a voz pode levar a consequências mais sérias como o desenvolvimento do câncer de laringe. Dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, divulgados no relatório Estimativa de Câncer no Brasil, em 2012, mostra que a cada grupo de 100 mil habitantes, 4 desenvolvem o câncer de laringe. Na região Nordeste dos 1.090 casos identificados, 280 estão na Bahia.

O câncer de laringe é uma doença que atinge a região da cabeça e pescoço e acomete principalmente os homens. O cigarro e a bebida alcoólica são fatores que predispõem a doença e quando associados, a situação é mais grave. Os principais sintomas são rouquidão, dor de garganta, alteração na qualidade da voz e dificuldade para engolir alimentos.

Existem muitas recomendações para o cuidado com a voz. A fonoaudióloga Fabíola Moura recomenda que o ideal é que se beba 3 litros de água por dia. Entre outros cuidados necessários com a voz recomenda-se não gritar excessivamente, evitar o fumo, consumir alimentos fibrosos e falar pausadamente as palavras sem forçar a voz. Por último, a ingestão de maçã que é uma fruta que ajuda a limpar a faringe e exercitar melhor a articulação.

O dia 16 de abril é conhecido internacionalmente como o dia da voz, foi criado com o intuito de lembrar aos profissionais os cuidados necessários com a saúde vocal. Conversar com os amigos, atender o telefone, cantar uma canção são atividades que fazemos diariamente utilizando a voz e nem percebemos a sua importância.