Fenagri

. 18 maio 2013

PARASITAS EM FRUTÍFERAS IRRIGADAS É TEMA DE MESA NA FENAGRI


a




Doenças que afetam a fruticultura foi um dos temas debatidos na 24º Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). Um dos assuntos apresentados foi a incidência parasitas nas frutíferas irrigadas na Vale do São Francisco, atraindo a atenção de estudantes, professores e produtores.

O pesquisador José Mauro Castro, da Embrapa Semiárido, apresentou em uma mesa temática, no terceiro dia do evento, esclarecimento sobre os nematóides -  parasitas que em condições favoráveis se disseminam com muita facilidade nas plantas.  Essa propagação pode ocorrer através de instrumentos agrícolas contaminados, o que prejudica a produtividade, e consequentemente diminui o lucro do produtor.

Para Castro, doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, área que estuda as doenças das plantas em todos os aspectos, desde o diagnóstico até o tratamento, o produtor deve tomar cuidado antes e depois no manejo das frutíferas para evitar o parasitismo. Esses parasitas sugam os nutrientes da planta a partir das raízes e injetam substâncias prejudiciais, deixando a planta debilitada e se não controlado torna a plantação insustentável. Ele afirmou que a aceroleira é menos sensível ao nematóide, mas ainda assim não está isenta.

O produtor antes de instalar o pomar deve seguir algumas orientações como: conhecer antes o histórico da terra onde irá plantar e fazer análise do solo; verificar a qualidade das mudas usadas para a implantação do pomar; utilizar máquinas e implementos desinfestados; evitar áreas que recebam enxurradas de plantações vizinhas e de drenagem deficiente.

O especialista da Embrapa Semiárido explicou também que após a instalação do pomar, uma das precauções é a aplicação de nematicida (pesticida para matar os namatóides parasitas) nas covas erradicadas. Outras recomendações são: fazer um bom manejo de matéria orgânica, fertilidade do solo e irrigação, evitar podas excessivas, capinas mecânica, entre outras.

Castro encerrou a discussão sugerindo que uma boa alternativa para substituir a goiabeiras e a aceroleiras, é utilizar a cultura da mangueira, pois ainda não encontrou nenhuma mangueira com problemas de nematóides.

 Texto: Larissa Paim 
Fotos: Thaíse Rocha