UNEB: PESQUISA E EXTENSÃO NA FENAGRI/EXPOVALE

. 28 maio 2013

O que é a universidade senão uma grande teia de produção e divulgação do saber. É a partir dessa definição que entendemos como ela pode atuar na vida das pessoas no lugar onde está inserida. Os pilares básicos da universidade são: ensino, pesquisa e extensão. Cada uma delas com funções bem particulares. 
O pilar do ensino é mais conhecido por conta dos conteúdos aplicados em sala de aula. Porém, isso não significa que ele seja o mais significativo. Na verdade “a pesquisa” e “a extensão” são modalidades que têm mais êxito com a interação social. A pesquisa porque é a responsável pela produção do conhecimento em si, e a extensão porque atinge a comunidade de forma mais direta com a intervenção de seus projetos.

NUPE

No Campus III da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, o órgão responsável por coordenar as atividades que vão além do ensino é o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE). A sua principal função, de acordo com o Regimento Interno da Uneb de 2012, é a de orientar, coordenar e fiscalizar os projetos de extensão, divulgando as atividades técnicas, didáticas e científicas.

Para a coordenadora do NUPE, professora Márcia Guena dos Santos, a pesquisa e a extensão são importantes para a região do Vale do São Francisco porque é uma forma da Uneb interagir com a sociedade através dos vários projetos que são pensados no âmbito da universidade.
Guena também ressaltou como positiva a participação desses projetos de pesquisa e extensão nos eventos regionais como a Feira da Agricultura Irrigada - Fenagri em sua 24ª edição, e a 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco - Expovale, pelo fato da Uneb ser formadora de professores e alunos e por esse evento ser uma vitrine do que é feito nos projetos que dialogam com as comunidades rurais, e pelo fato da região viver do desenvolvimento agrícola.

MULTICIÊNCIA NA COBERTURA DA FENAGRI/EXPOVALE




O Multiciência é um projeto de Extensão Universitária, da Uneb de Juazeiro, destinado à divulgação de notícias sobre ciência e tecnologia produzidas na região do Vale do São Francisco. O Multiciência esteve presente durante a Fenagri/Expovale 2013, cobrindo parte das exposições, oficinas, minicursos, workshops, palestras e seminários. Dentre os temas de interesse científico foi dado maior destaque a temas ligados a maior fonte econômica da região: a fruticultura irrigada. 
A grande importância de um projeto de jornalismo científico como esse, em um evento de relevância nacional, é o de facilitar o entendimento de informações para um público que muitas vezes não tem acesso à linguagem especializada dos pesquisadores que realizam os experimentos e as pesquisas em geral.
O professor Anaelson Leandro, que coordena as atividades do Multiciência em 2013, considera que a participação na Fenagri/Expovale é uma grande oportunidade para que os estudantes de jornalismo possam exercitar a reportagem especializada, bem como conhecer de forma mais aprofundada o tratamento científico que é dado aos problemas regionais. “A participação na cobertura de eventos desta envergadura possibilita ao jovem divulgador de ciência uma experiência única, devido à riqueza de temas científicos e tecnólogos apresentado pelos diversos especialistas”. Ele disse também que a Fenagri/Expovale  “é um grande laboratório para prática do Jornalismo Científico na região do Vale do São Francisco”.

Texto: Tamires de Lima

Foto: Arquivo