Varicocele - uma das causas da infertilidade masculina

. 07 maio 2013

[T] Sheila Feitosa
[F] Thaise Rocha
[1] Imagem da internet

Enquanto que boa parte das mulheres se preocupam mais em visitar regulamente um médico, muitos homens ainda resistem em buscar um tratamento, pois são vistos socialmente, como seres fortes, que nunca reclamam de dores.  O problema é que muitos deles sofrem com as consequências de doenças silenciosas, que poderiam ser evitadas se houvesse prevenção. É o caso, por exemplo, da varicocele ou varizes do testículo, anomalia que não leva a morte, mas se não tratada, pode causar infertilidade masculina.

A varicocele é uma doença assintomática causada pela dilatação anormal de veias que ficam na região testicular. É considerada uma anomalia hereditária, que se apresenta a partir dos 15 a 25 anos de idade. Geralmente, ela se manifesta sempre do lado esquerdo da bolsa escrotal, comprometendo o funcionamento do testículo. Para o urologista  Juan Carlos Lópes Ortiz, isso acontece por que existe uma diferença entre as veias testiculares da esquerda e da direita. (ver ilustração 1)



O médico explica que as veias dos testículos drenam o sangue para uma veia testicular única, e esta, desemboca na veia renal, que fica do lado esquerdo do testículo, formando um ângulo de 90°, enquanto que a do lado direito joga o sangue na veia cava, formando um ângulo mais fechado. Com isso, o sangue que vai para as veias testiculares do lado, esquerdo, de calibre mais baixo, acaba ficando represado ocasionando o aumento do seu volume.

“Na maioria das vezes, a varicocele não apresenta sintomas, porém existe um grupo de pacientes que sentem dor testicular, que piora quando o indivíduo passa muito tempo em pé e alivia quando este deita” explica Ortiz.

A doença pode ser percebida em três estágios: O primeiro grau, varicocele em estado imperceptível, visível apenas em exames de imagens; O segundo grau, no qual o paciente passa a sentir leves dores e sensação de peso, na bolsa escrotal, ao fazer alguma atividade que exija maior esforço físico; Terceiro grau, em que a anomalia se encontra em um estado bastante avançado, perceptível ao olho nu.

  
O urologista explica que a varicocele não é considerada uma doença grave, porém se não tratada, pode causar infertilidade masculina. Ele alerta também que não existe remédio para a anomalia e sim tratamento, que acontece por meio de uma cirurgia. “O ato cirúrgico é simples e tranquilo. Este visa ligar as veias que causam desconforto no testículo. Ela demora em torno de 20 minutos para ser realizada, e o paciente precisa ter um repouso de até 15 dias. Geralmente a cirurgia é indicada para pacientes que apresentam dor, infertilidade e sinais de atrofia no testículo” diz o médico.

Convivendo com a Varicocele

O estudante Claudio Silva* descobriu que tinha varicocele durante a adolescência, quando percebeu pequenas alterações na região do testículo. Ele relata que naquela época, estava vivenciando a puberdade, conhecendo aos poucos as modificações que o seu corpo estava sofrendo e não associou de imediato, essa mudança a nenhum tipo de doença. “Aos 14 anos, não sabia se aquilo era algo normal ou não, pois não sentia dor e nem era algo perceptível a olho nu, apenas no toque. Com o passar do tempo, percebi que as veias passaram a dilatar e foi então que notei que aquela alteração não era natural”, relatou.

Claudio conta que depois de algum tempo, observou que as veias do testículo estavam mais visíveis. Notou também que ao fazer alguma atividade que exigia esforço físico, sentia um pequeno desconforto na região. Então, passou a se preocupar, pois temia ser uma doença mais grave. No entanto, resistiu na hora de buscar o tratamento porque tinha medo de se expor.

Só hoje, aos 22 anos que o jovem buscou orientação médica com o próprio primo que é clínico geral. Ele o orientou que fizesse uma ultrassonografia inter escrotal para ter certeza se realmente era varicocele.

O rapaz relata que se arrepende de não ter procurado tratamento imediatamente e alerta: “maior que o medo de se expor, é o risco de ficar infértil. Passei muito tempo convivendo com a varicocele, temendo o diagnostico. Confirmada a doença, agora só tenho que aguardar a cirurgia que está marcada para o mês de julho. Hoje estou mais tranquilo, pois sei que é um procedimento simples, que evitará transtornos maiores” finalizou Claudio.

* O personagem teve o nome trocado para preservar sua identidade.