Uma taça para festejar a Copa do Mundo

. 03 junho 2014
Quando a largada da Copa ocorrer, no próximo dia 12 de junho, em São Paulo, com o Brasil enfrentando a Croácia, a taça oficial do Mundial estará protegida com toda segurança até o momento em que for consagrado o campeão, no dia 13 de julho. Só que ao longo da temporada dos confrontos, uma taça simbólica estará percorrendo as ruas e avenidas de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, a 270 quilômetros de Petrolina/Juazeiro.

Na verdade, é uma réplica artesanal que está sendo confeccionada pelo artista plástico e professor Jaime Concerva, filho do carnavalesco Mestre Jaime, criador da famosa troça A Bicharada que atravessa meio século de história animando a folia da cidade. A ideia surgiu desde setembro do ano passado, quando a taça da Fifa começou sua viagem pública por vários países e capitais do Brasil onde aportou por aqui desde abril.

O mais cobiçado troféu do futebol foi feito de ouro maciço e pedras semipreciosas, com 36,8 centímetros de altura.  Já a obra artística  foi lapidada em blocos de isopor e terá pouco mais 1,2 metro.  Em processo de finalização,  a peça ganhou camadas de tinta dourada e um produto químico que a deixará com o mesmo brilho como se fosse ouro. “Quanto mais parecida com a original melhor para que a gente tenha a mesma sensação realista que nossos atletas já tiveram”, diz o artista.

Durante a Copa, sua ideia é levar a taça para as ruas uma semana antes da abertura, sobre em um quadriciclo.  A mascote do mundial, batizado de Fuleco, também vai entrar em cena para acompanhar a taça na temporada dos  64  jogos, incluindo a grande final no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro.  Ainda segundo o artista,  a estratégia comemorativa é também deixar a taça exposta na quadra do Clube Talismã, no bairro da Bomba, onde será colocado uma telão para que os torcedores possam acompanhar cada jogo.

“Após cada partida, independente de ser o dia da nossa seleção, vamos fazer um desfile pelas ruas e avenidas. Copa só tem a cada quatro anos e esse ano é especial, não podemos desperdiçar essa paixão nacional que faz parte da nossa história”, argumenta Jaime que fora da temporada do mundial, direciona a atenção para outros dois times de seu  coração: o Carcará(time de sua terra natal) e o pernambucano Náutico.

Mas com a tamanha emotividade pré-Copa qual será mesmo a indicação do criador da réplica para a grande final ? “Queria que o Brasil chegasse lá enfrentando a Argentina. Aí eles vão prestar contas daquela histórica investida de Maradonna que nos tirou de cena rumo à final, nunca esqueci”, aposta Jaime. Para ele, a convocação da Seleção deste ano está de bom tamanho e deve corresponder às expectativas dos torcedores.

“Não é tarefa fácil escalar um time para uma missão mundial. Cada torcedor gostaria de fazer sua escalação, mas agora vamos gritar por muitos gols, pela vitória e conquista da taça. Agora, vamos à luta”, diz Jaime, adiantando que se a vitória for consagrada para a seleção, até os bonecos da Bicharada podem ir às ruas festejar com grande carnaval em pleno julho. 

 Da Redação do Multiciência