Estudantes de Agronomia realizam Mostra de Processamento

. 30 julho 2014

Estudantes de Agronomia da Uneb
 fazendo degustação de doces de abóbora e mamão

Doce de banana, compota de abacaxi, iogurte de leite de cabra com umbú, geleia de maracujá, pimentas e licor de leite foram alguns dos destaques da 8ª Mostra de Processamento de Produtos Agropecuários, realizada no último final de semana em Juazeiro. Essas guloseimas foram produzidas a partir da reutilização de produtos da agroindústria que possui baixo valor comercial e transformá-lo em uma alternativa de renda para a agricultura familiar. A feira aconteceu na Praça de Eventos do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O evento foi realizado por estudantes do Curso de Engenharia Agronômica da Uneb e compõe o quadro de atividades práticas da disciplina de Processamento de Produtos Agropecuários, ministrada pelo professor da Uneb Emanuel Ernesto Fernandes Santos. Os participantes também distribuíram receitas dos produtos que foram expostos e explicaram as tecnologias utilizadas para o processamento.

A estudante do 7° período do curso de Engenharia Agronômica da Uneb Ane Emanuele Flor Oliveira cursa a disciplina Processamento de Produtos Agropecuários e expôs para a degustação dois tipos de iogurte: um de leite de cabra com maracujá e outro de leite de cabra com umbú. " A produção desse tipo de iogurte é interessante porque estamos valorizando e mostrando o que é possível fazer com insumos da região como umbú e o leite de cabra", ressaltou a estudante.

Ane também explicou como é feito o processo em sala de aula para obtenção desses produtos. "Cada alimento possui teores de água, carboidratos, proteínas. Depois que conhecemos a composição deles, estudamos a sua microbiologia e nesse processo observamos os microrganismos que vão trabalhar no processo de transformação dos produtos", completou

Professor Emanuel Ernesto Fernandes 
orientando as alunas durante a mostra;

Outro cuidado importante para o processamento é a higienização dos produtos. "A tecnologia de alimentos que estudamos na disciplina busca, basicamente, agregar valor e aumentar o tempo de prateleira desses produtos. Para isso, o primeiro passo é cuidar da higiene das instalações e do processo de manipulação dos alimentos e, se isso não for feito, o produto pode perder a qualidade e estragar", explicou o professor Emanuel Fernandes.


Erifranklin Santos é estudante do mestrado em Horticultura Irrigada da Uneb e visitou a exposição. Ele frisou que quando era estudante de graduação do curso de Engenharia Agronômica, participou de uma mostra de Processamento como expositor e considera que foi uma experiência importante.

"É um momento muito interessante. Além de promover a interação dos alunos da disciplina com outros estudantes da Universidade também é um momento de abrir as portas da sala de aula para a interação de outras pessoas. Na época em que estudava também tive a oportunidade de conhecer outras três exposições como essa, aqui em Juazeiro", destacou o mestrando.

Todos os alimentos da exposição foram produzidos pelos alunos da disciplina no laboratório de Produtos Agropecuários do DTCS.


Por Sheila Feitosa