Professor do curso de Jornalismo lança livro em que foca comunidades místico-ecológicas

. 30 setembro 2015
                        

                                                               

As comunidades místico-ecológicas são o foco central do livro “Árvores e Budas: alternativas do misticismo ecológico e suas teias políticas", lançado recentemente pelo professor João José Borges, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DCH-III), Juazeiro (BA). O trabalho editado pela Editora Calango é resultado da pesquisa de doutorado, que deu origem ao livro e que associa uma análise do período histórico em que o movimento místico-ecológico surge, envolvendo o estilo de vida das três comunidades estudadas.
No livro, o autor faz também um relato sobre a sua trajetória de vida marcada pela busca de aprimoramento interior e por transformação social através dos saberes e valores espirituais. “É um momento especial para mim lançar esse livro em Juazeiro. O Vale me acolheu há três anos com grandes copas de árvores amigas, onde posso escutar e falar de sonhos tão afins. Vai ser um momento de celebração regada a musicais reveladores”, destacou o pesquisador, que também conduz o projeto  Corpoética, através do curso de Jornalismo.
 Em entrevista ao Multiciência, o autor ressaltou que a ideia de transformar em livro a tese de doutorado surgiu da necessidade de partilhar o conhecimento adquirido durante quatro anos de pesquisa. “Meu objetivo era tentar adaptar a tese que existe com certa densidade teórica, epistemológica, conceitual, metodológica. Daí transportei o texto para uma linguagem menos instituída desses valores mais acadêmicos”, explicou.
De acordo com o pesquisador, alguns trechos mais intimistas, foram colocados no livro, mas não foram inseridos na tese. Ele também traz uma reflexão sobre o sistema capitalista em que vivemos, mostrando diferentes culturas e modos de vida, onde o principal diferencial é a busca por manter uma relação harmoniosa em sociedade.
A árvore transmitindo o pensamento ambientalista e Budas, no plural, para representar as várias formas de busca pela iluminação individual e coletiva das comunidades estudadas. João explica que falar em iluminação individual e coletiva é o mesmo que falar em formas de melhorar a si mesmo, ao outro e ao mundo.
“Nesse momento de crise do capitalismo global, essas comunidades criaram uma rede de intercâmbio para troca de experiência e de contestação de valores que destruíram em portes a nossa civilização, nossa sociedade e nosso planeta”, completo João José, que considera essas práticas fundamentais para o cuidado com o planeta.  
PERFIL
João José Borges é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua como professor da UNEB na área da Sociologia da Comunicação, no curso de Jornalismo em Multimeios. É professor de Yoga desde 2001. Nasceu em Salvador -BA e mora em Juazeiro-BA,  onde pode se inspirar no Vale do São Francisco. É também coordenador e fundador do Grupo de Pesquisa Corpoética  (Estudos interdisciplinares  em Comunicação, Corpo e Saúde). Ministra aulas de Yoga em escolas públicas, através de um edital de pesquisa da Fapesb.
 Por Taiza Felisberto/Com informações de Paulo Pedrosa