Festival Edésio Santos da Canção fecha sua 18ª edição reunindo talentos de várias partes do país

. 27 outubro 2015

                 

JUAZEIRO-BA - Os festivais de música popular no Brasil já vêm dos anos 60 e carimbou o passaporte de grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e tantos outros. Sempre foram a vitrine da renovação de talentos e estilos. Por outro lado tem trazido novos ares para a musica nacional. Já se vão 18 anos e a cidade de Juazeiro, tem-se tornando exemplo nesse campo. No ultimo sábado(24), a Orla II, ás margens do rio São Francisco  recebeu a 18° edição do Festival Edésio Santos da Canção, recebeu a final do evento que culminou com um show de pura bossa nova com a cantora Miúcha. Foram duas eliminatórias do concurso musical na arena do Centro de Cultura João Gilberto durante a semana.
Segundo a organização, foram cerca de 300 músicas inscritas nesta edição. De acordo com Samuel Morais, superintendente de eventos da Prefeitura, a mudança no formato da inscrição fez com que o número de inscritos aumentasse. “Antes o processo era realizado através do envio pelos correios, nessa edição, por conta da greve dos correios, o processo foi online. Faltando, uma semana precisamos ampliar o número de inscritos, então, adotamos o processo pela internet”, explicou Samuel.
Rafaela Melo 
Por conta da mudança, em uma semana, acrescentou ele, se inscreveu a mesma quantidade de concorrentes que antes era registrada em um mês. O festival recebeu participantes de vários estados como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre. Para final foram escolhidos 12 candidatos.

Na reta final venceram Pedro Matheus Moreira (Juazeiro), na categoria Júri Popular com a canção "O bastante pra durar". Juliana Genovez (Juazeiro) foi o destaque na categoria Melhor Música, com a canção "Coração do Sertão". Andreza Santos, também de Juazeiro, ganhou como melhor intérprete ao defender "Uma outra canção". O 3° lugar de melhor canção foi para Reinivaldo Pinheiro (Ouricuri/PE) com a "A lenda do Pataú";
Já o 2° lugar ficou com Manuca (Juazeiro), que concorreu com  a música "Uma outra canção”. O título de melhor música do festival "A Rezadeira" foi interpretada por Rafaela Melo, da cidade de Rui Barbosa (BA). Em conversa com Multiciência, Rafaela não escondeu a emoção e confessou não acreditar na vitória. "Hoje eu fecho um ciclo na minha vida e abro outro. Juazeiro é uma cidade que faz parte da minha história, uma cidade e pessoas que eu amo”, disse.
Andreza Santos e Manuca 
Para Andreza não foi diferente: "Ainda não caiu a ficha, isso é super incentivador". A jovem participou pela primeira vez do festival e teve a honra de ser premiada como melhor intérprete e ver a canção ficar entre as três melhores. "Foi uma confraternização musical com pessoas de vários locais do país. Conheci pessoas ótimas que também mereciam ser premiadas", observou.

Manuca também não escondeu o lado doce de ganhar em festivais. "Caí de paraquedas nesse festival, porque na verdade fui convidado por Andresa" declarou. O compositor disse ainda que apesar de já ter ganho outros prêmios em outros festivais, ser premiado em sua terra sempre tem um significado diferente que lhe dá orgulho. Tudo em forma de música.


 Por   Taiza Felisberto (da Redação Multiciência)