Lula Nascimento une música e debate com temas relevantes no projeto Nossas Cantigas

. 23 novembro 2015
         
         Por Taiza Felisberto



Música e pedagogia, misturada com conscientização social e ecológica,  com pitadas de diálogos no combate ao consumo de álcool e drogas. Tudo isso ganha força quando é levado para as ruas, escolas ou outros espaços públicos.  O responsável por isso é o cantor e compositor petrolinense Lula Nascimento que após dez anos de estrada fazendo um formato demonstrativo, está lançando em cd o projeto “Nossas Cantigas”, que também ganha as mídias sociais.
A ideia surgiu após um show de mesmo nome que ele fez em espaços noturnos e passou a compartilhar em algumas escolas públicas. O cd “Nossas Cantigas” é dividido em oito faixas em sua maioria autorais exceto “Fazenda Santo” de Eraldo Rodrigues e “Na Moldura da Janela” de Adilson Medeiros.
Segundo Lula, essas duas músicas poderiam ter sido compostas por ele, pois se identificam com sua forma de falar. Na Capa, o Rio São Francisco, a Ilha do Fogo e as cidades de Petrolina e Juazeiro estão representados em uma tela do pintor Celestino Gomes (In memorian) e no interior as fotos utilizadas ressaltam a riqueza da fruticultura e as belezas naturais da região. É uma das formas de referendar suas raízes e paixão pelo Vale.

Durante sua estadia nos Estados Unidos, onde o músico ficou por quase dez anos, ele enviou seu trabalho, ainda em caráter demonstrativo, para diferentes países da América do Sul, Europa e América do Norte. Agora chegou a vez de difundi-lo em seu país. 
"A proposta tem feito sucesso em outros estados, as pessoas adquirem até mesmo como forma de presentear alguém que se indentifica com as temáticas das canções” diz Lula.  O diferencial desse trabalho foi a proposta de lançamento escolhida pelo compositor,  que decidiu montar uma grade de apresentações para  contemplar um público diferenciado composto por estudantes, idosos e dependentes químicos.
As apresentações iniciaram no fim do ano passado e seguem até o fim deste ano. Além de demonstrar suas obras, o cantor levanta discursões sobre drogas, cidadania, meio ambiente e preservação e o respeito pelo rio. “Esse é um trabalho que não tem preocupação com o tempo, é atemporal, é contínuo” explica.
Mesmo sendo uma obra iniciada há uma década, “Nossas cantigas” traz letras com temas atemporais como é o caso da música “Velho Chico”, que aborda o descaso com Rio São Francisco, o que facilita o trabalho nas escolas. “A música Velho Chico já e utilizada há anos nas escolas como suporte de trabalhos pedagógicos e de conscientização. Isso me deixa muito feliz”, afirma o músico.
Para Lula Nascimento que em suas apresentações faz um passeio no cancioneiro de medalhões da MPB, seu papel através das canções ajuda a fortalecer seus ideais "como cidadão, ser humano e artista”.
O retorno do público tem sido abrangente, pois houve a participação de mães, professores, e adolescentes participando através das redes, o que de fato vem abrindo o horizonte na certeza de que está o ajudando a trilhar o caminho por um mundo melhor.