De Juazeiro-Bahia para o mundo

Multiciência 03 setembro 2018
 
FOTO EUVALDO MACEDO FILHO

A imagem arde, provoca e instiga. É dessa forma que o cineasta, poeta e fotógrafo Euvaldo Macedo Filho retratava de modo singular e com autoria a beleza da sua terra natal, Juazeiro- Bahia. Nascido nos anos 50, Euvaldo se dedicou totalmente à arte e cultura e documentou as principais mudanças sociais e políticas da região ribeirinha.

Cheio de ideias e interessado na interculturalidade, buscou conhecer as diversas manifestações artísticas e diferentes linguagens presentes tanto no cinema, música e teatro, que eram exercidos pelos grupos culturais da cidade. Essas vivências resultaram em publicações em veículos conceituados e realizou exposições em Juazeiro, Salvador, e São Paulo.

Suas publicações fotográficas e ensaios poético passaram a ser divulgadas em revistas nacionais e internacionais e fizeram parte do catálogo “ Presença das crianças nas Américas”, da UNICEF, publicado nos anos 80. Entusiasmado com a linguagem audiovisual, o cineasta participou do Grupo de Fotógrafos da Bahia -  FotoBahia” – nos anos de 1979 a 1980, como parte da afirmação profissional da fotografia na Bahia. Suas imagens incorporavam e mostravam traços marcantes do povo ribeirinho.

Euvaldo Macedo sempre foi fascinado pelo fotodocumentarismo, cinema e literatura moderna, e tinha uma inquietação em demostrar minunciosamente as festas, religiosidade, a cultura, o cotidiano. Documentou diversas vezes de expedição ao rio São Francisco e o Oeste baiano, visitou regiões do sertão da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. Conseguiu transmitir a diversidade cultural dos povos e cidades, que passou por mudanças com a chegada da energia elétrica, a construção das  barragens e expansão das estradas e telecomunicações.

Falecido nos anos 80, o artista deixou um legado de imagens raras da região e poesias, que foi recuperado no projeto “Acervo Euvaldo Macedo Filho”, coordenado por Elsom Rabelo Assis, professor do curso de Artes Visuais da Univasf. O acervo foi doado pela família e está disponível no website www.euvaldomacedo.com
Repórteres: Moisés Cavalcante/Patrícia Rodrigues