Palestra traz informações para intercâmbio estudantil com a França

Multiciência 16 outubro 2018


Incentivar a mobilidade de estudantes brasileiros para a França e possibilitar o crescimento profissional do discente. Foi com este objetivo que foi realizada a palestra sobre intercâmbio estudantil com a representante do Campus France Recife, Letícia Pontes, no VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. O programa atende estudantes de toda região Nordeste interessados em informações sobre os estudos e procedimento pré-consular obrigatório para solicitar o visto de estudante.

Na palestra, foram abordados a estrutura do ensino superior francês, oportunidades nos níveis da graduação, mestrado e doutorado, procedimentos de candidaturas, concessão de bolsas, cursos de francês e programa de intercâmbio Au Pair. Os cursos são oferecidos para todos os níveis, sendo realizados de forma intensiva ou extensiva durante as férias ou ao longo do semestre.



Também são incentivadas atividades como conhecimento da gastronomia, fotografia, surf, estudos de cultura, civilização francesa ou desenvolvimento sustentável. “Na França não há nenhum tipo de distinção entre brasileiros franceses e estrangeiros. Quem se interessar há oportunidades de fazer curso na França na graduação ou uma pós- graduação”, afirmou Letícia.



Ela ainda esclarece que o Campus France é uma agência governamental criada para fazer a promoção do ensino superior e criar uma mobilidade estudantil internacional.   Vinculada aos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, a agência é o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior e está presente em mais de 110 países com diversos escritórios, os quais são responsáveis por fazer as candidaturas do processo seletivo. Para mais informações, acesse o site: www.brasil.campusfrance.org.

Repórteres: Patrícia Rodrigues/Susana Alves
Fotos: Mayane Santos