Em Juazeiro, a Secretaria de Educação criou o projeto Juazeiro Cidade Educadora - Aula em Rede e convidou professores da rede municipal para gravar as vídeoaulas de matemática, língua portuguesa, ciências/língua e natureza. Foi criado o Portal da Educação para que os alunos recebam atividades e para que professores e coordenadores monitorem o desempenho dos alunos. Já foram gravadas cerca de 200 aulas disponíveis no canal “Aula em Rede” do YouTube. Os vídeos estão organizados em Playlists: Educação infantil, 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e meditação.
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Professora Denise Simone em momento de planejamento escolar |
As atividades são geralmente realizadas com assistência das famílias, o que tem favorecido o fortalecimento dos laços familiares. “Com a assistência nas aulas online, as famílias se apropriaram de conteúdos para o apoio de seus filhos, uma parceria no processo de aprendizagem e fortalecimento, mesmo sabendo que pode haver limitação por parte de alguns pais no uso das estratégias de ensino por alguma falta de conhecimento. Já outros criaram uma ambiência que favorece a realização das atividades registradas por meio de vídeos e fotos”, afirma Denise Simone.
A mediação tecnológica adotada pela Secretaria de Educação tem sido uma política pública desafiadora, mas a intenção é reduzir os prejuízos causados pela pandemia. “Estamos vivendo um ano atípico. E ficar aquém de algo invisível nos entrelaça a uma ruptura desafiadora de possibilitar meios que amenizem um prejuízo visível em todas as esferas”, declara a professora.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Território Semiárido (PPGESA) e professora de Educação Infantil, Adriana Campana, considera que, na prática educativa nesse momento de pandemia, deve se pensar nas escolas, em pais, professores e principalmente na criança. “É não ter uma resposta pronta, mas tentar refletir sobre possibilidades que nos direcionem a caminhos mais suaves e significativos”. Pesquisadora da área, Adriana compara a educação infantil no passado dizendo que “cumpria apenas um papel meramente assistencialista, e atualmente entende-se que esta etapa proporciona práticas que possibilitem aprendizagens, desenvolvimento e socialização".
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A professora Adriana Campana em momento de contação de história. Foto: Moises Cavalvante |
Para a professora Adriana Campana, mais do que estudar com os filhos, o momento deve ser usado para fortalecer os laços familiares. “Vamos compreender esse tempo. Nossas crianças não precisam de videoaulas nesse momento. Contações de histórias pontuais são bem vindas, porém vamos dar oportunidade de nossas crianças sejam crianças de famílias fortalecidas. Enquanto isso, vamos estudando, aprendendo e procurando respostas para a Educação Infantil em tempos de COVID-19”, aconselha.
Para conhecer mais sobre o projeto Juazeiro Cidade Educadora - Aula em Rede: acesse Portal da Educação.
Por Janaina Amorim, Graduanda em Jornalismo em Multimeios pela UNEB e colaboradora da Agência MultiCiência.