Mídia com amplo poder de alcance, o rádio é
aliado no estímulo à aprendizagem nas escolas brasileiras. Em Juazeiro, no
norte da Bahia, quem apostou na importância desse canal para o desenvolvimento
dos estudantes foi a jornalista Beatriz Braga que, junto com os alunos do
Colégio Estadual Misael Aguilar Silva (CEMAS), produziu a radionovela Depressão
na Adolescência.
A radionovela conta a história de uma estudante
de 16 anos que precisa lidar com a tristeza e a falta de ânimo, depois de
passar por problemas pessoais que envolviam seu pai e namorado. Com uma
narrativa direcionada aos alunos, o produto é apresentado em três capítulos que,
segundo a jornalista, teve a intenção de informar de maneira didática aspectos
da saúde mental como a depressão.
“Foi uma experiência diferenciada e muito desafiadora como
estudante de jornalismo e, principalmente, pessoa. Foi no CEMAS que compreendi
a real importância e o enorme poder da educação e da comunicação”, afirmou. Beatriz
conta que o projeto foi desenvolvido desde o estágio supervisionado realizado
na escola no ano de 2018, quando produziram um programa especial sobre o
bullying.
A paixão pela educomunicação fez com que a jornalista continuasse
com o trabalho desenvolvido com os estudantes. Foi quando surgiu o interesse em
produzir uma radionovela como proposta para o seu Trabalho de Conclusão de Curso:
“A ideia foi deles. Quando eu comecei meu TCC, já estava com eles. Dei sugestões
e eles se interessaram pela radionovela por ser um formato dinâmico.O tema
também foi escolhido por eles”, afirma.
Estudantes do Cemas praticando a arte da entrevista |
Os estudantes foram estimulados a se familiarizar com a
temática a partir de pesquisas e de uma roda de conversas com a psicóloga
Dalila Lopes. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica do
rádio com visitas às emissoras locais e com as oficinas ofertadas pela
jornalista. Beatriz ressalta que o grupo contribuiu com ideias para a construção
da trama fictícia e toda a gravação da radionovela foi feita com os
equipamentos que a escola dispõe.
Com 440 alunos, o CEMAS conta com uma estrutura de rádioescola
que foi criada para trabalhar a mídia no ambiente pedagógico e de
divulgar as produções dos estudantes em sala de aula, funcionando também como
um projeto de educomunicação. “O projeto fortalece o diálogo, a autonomia dos
estudantes e contribui para que os estudantes possam perceber que há outras
formas de aprendizagem”, afirma a diretora Michele Laudilio, professora, mestre
em Educação, Cultura e Território Semiáridos e jornalista.
Alunos apresentam a radionovela |
Os alunos também se apaixonaram pela possibilidades
criativas da educomunicação e produziram um curta-metragem para o PROVE - Projeto
de Produção de Vídeos Estudantis, do Governo do Estado. O projeto busca desenvolver
o potencial educativo e artístico, por meio da experiência fílmica, criação de
roteiros e de vídeos para a produção, além da diversificação e socialização de
saberes. O trabalho ficou em terceiro lugar na região e é mais um projeto educomunicativo,
que demonstra a construção de novos saberes produzidos pelos alunos da escola
pública.
Para conhecer os episódios da radionovela, acesse:
Capítulo 1 Radionovela Depressão na Adolescência no linkCapítulo 2 Radionovela Depressão na Adolescência no link
Capítulo 3 Radionovela Depressão na Adolescência no link