Já podeis, da Pátria filhos/Ver contente a mãe gentil/Já raiou a liberdade/No horizonte do Brasil/Brava gente brasileira/Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil(...) Brava gente brasileira Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil
Morrer pelo Brasil se morre todos os dias de todas formas pela
monstruosidade tamanha das questões sociais. Apáticos e compostos antes de
todas as formas políticas com que se domou o povo, os hinos oficiais não tiveram
tempo de enxergar a pasmaceira com que a política transformou esse território
delineado pela Corte Portuguesa. Em quase 200 anos desde que o Brasil deixou de
ser uma colônia, filmes, livros, documentários e dezenas de músicas do
cancioneiro nacional expõem na ótica de seus letristas, coisas e causos
como forma de declarar seu amor pelo país e esbravejar a indignação coletiva
pelos problemas corriqueiros da política.
O que não faltam são canções em todos os ritmos gravadas da década de 1930 para cá e que traduzem momentos da árdua caminhada do país do carnaval. Icônica, começamos por Aquarela do Brasil(Ary Barroso) registrada em 1939, como um samba-exaltação que levou o gingado do samba para o mundo. Foi escolhida por Walt Disney como música tema da animação “Alô amigos”, tendo como personagem principal é o papagaio Zé Carioca.
A letra se traduz num poema épico que faz declarações de amor à
pátria, às belezas de nossa terra e ao povo brasileiro, conhecido pela sua
receptividade e alegria. Foi gravada por grandes nomes como Carmem Miranda e
Elis Regina, e regravada por astros internacionais, como Ray Conniff e Frank
Sinatra.
Em 1969, com o país grampeado pela Ditadura Militar, Jorge Ben - que virou Jorge Benjor, tirou da cartola a ufanista e carnavalesca País Tropical, exaltando as tradições, belezas e diferentes culturas do Brasil. Tornou-se um símbolo do nacionalismo e orgulho de morar em um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Uma canção que também revelava sua paixão pelo time do coração, o Flamengo.
Brasil - Mostra a tua Cara
Na profusão cultural do anos 1980, foram muitas composições que
traduziram em suas letras uma espécie de crônica da vida real de um país
atolado em crises. O roqueiro Cazuza ganhou em 1988 a atenção da mídia
radiofônica com "Brasil" canção de protesto
contra os que se apoderavam do país e revertiam as leis em benefício próprio.
Esbravejada na voz tropicalista de Gal Costa a música foi tema de abertura da
novela 'Vale Tudo', da Rede Globo, com enredo alinhado nas garras da corrupção
e mazelas da miséria nacional.
E foi na cena de Brasília que explodiu a onda do rock pop dos anos 80. Entre as bandas estavam a Legião Urbana, que balançou o coreto com a voz marcante de Renato Russo, o poeta do grito dos jovens brasileiros que, indignados questionou aos quatro cantos: "Que país é esse?", canção ainda presente em manifestações democráticas por todo país. Falando em democracia, que País é este? Que independência somos os brasileiros? Sem jamais termos respostas, basta-nos ouvir os hinos da MPB. Os hinos oficiais estão enferrujados.