O Dia do Campeão

Multiciência 19 outubro 2021

 

 

Por Lafaiette Silva Sant'Anna

Domingo ensolarado, Maracanã lotado. O Cancão disputará a taça com o Alvinegro Cearense, o Vozão. Duas equipes do sertão nordestino que buscam um título inédito. Várias caravanas se mobilizaram para acompanhar a decisão. É finalíssima e, após 90 minutos, a Copa do Brasil terá um novo campeão.
O Cancão derrubou adversários como Palmeiras, Flamengo e Grêmio. Já o Vozão eliminou Fluminense, Corinthians e Vasco. Nem o mais otimista dos torcedores imaginaria que duas equipes do interior desbancassem os grandes favoritos.  
De um lado, a torcida cearense canta: eu vou gritar pro mundo inteiro, o meu amor pelo alvinegro é mais forte que a razão. Do outro lado, os juazeirenses gritam vamo ganhar nensee, vamo ganhar nensee.
O árbitro apita, vai começar a emoção. Seu Zé já está com a carranca em suas mãos, ritual sempre feito antes de começar as partidas da Juazeirense. Ele também está com seu radiozinho para não perder nenhum momento do jogo.
Os times estão nervosos, fator compreensível, é a primeira final de ambos. O primeiro tempo não teve tensão, só chutes que passaram longe da meta dos goleiros. Um zero a zero desanimador para os torcedores.
Espera-se que o segundo tempo tenha mais animação para os torcedores não ficarem aflitos. As equipes voltam para a segunda etapa, cada um fez três substituições.
Aos 5 minutos do segundo tempo, Kanu abre o placar para o Cancão. Porém, aos 15, Jael empatou para o Vozão. O jogo fica pegado e os torcedores empurram seus times com gritos que ultrapassam qualquer fronteira. Finalzinho da partida e tudo indica que a disputa irá para os pênaltis. Haja coraçãoooo, quem será o campeão?
Nos acréscimos do segundo tempo, o Cancão tem uma última cobrança de escanteio.  O goleiro Rodrigo Calaça corre pra área do Vozão e cabeceia a bola para os fundos das redes. Gooooooooooooooooooooooooolll!
É o gol do título. Jogadores se jogam no gramado e o estádio é tomado pela euforia dos torcedores da Juazeirense. Após levantar a taça, os jogadores correm para torcida.
A comemoração não tem hora pra acabar. Abraços, lágrimas, stories.
O Cancão fez história, foi o primeiro time do interior da Bahia campeão da Copa do Brasil.
 

Cancão ou Juazeirense chame como quiser
Time de fé e pé quente
Na chegada a Juazeiro, uma carreata interminável, Mais choro, gritos, bebidas pro alto.
Juazeiro terra quente onde nasceu Ivete, Daniel Alves e João Gilberto.
É agora mais do que nunca da campeã Juazeirense. 

 

Crônica de Lafaiette Silva Sant'Anna, estudante de Jornalismo em Multimeios, para Agência MultiCiência.