Mostra expõe produções literárias de alunos do ensino fundamental com mídias sociais

MultiCiência 06 dezembro 2022

Experiências literárias com as midias sociais, tiktok, instagram, facebook e podcast foram compartilhadas na I Mostra: Compartilhando Vivências Literárias, realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH) campus III, na última quinta-feira (1/12).  A mostra tem a proposta de estimular práticas educativas entre o ensino fundamental e a educação superior. 


Professores e estudantes assistem as apresentações dos produtos 
Foto: Divulgação


A mostra nasceu a partir do projeto idealizado pelas professoras Caroline Almeida e Michela Machado com alunos do 8º e 9º anos do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães. Caroline verificou o déficit de aprendizagem durante o período pandêmico, principalmente a alfabetização. Com isso, criou o projeto literário para incentivar a leitura, já que o vocabulário dos discentes era pequeno devido a prática de compartilhar mensagens instantâneas via redes sociais.

                                       Professora Caroline Almeida do Colégio Helena Celestino                   
Foto: Letícia Duarte

Em uma conversa sobre experiências pedagógicas, Caroline comentou com a docente Antoneide Silva surgiu o interesse em expor as produções na universidade. “É importante atravessar os muros das universidades, estabelecer um diálogo com a comunidade especialmente com as escolas, onde os pedagogos vão estar. Por isso, o trabalho no campo de estudo da literatura dentro das escolas tem um papel socioeducacional significativo”, ressaltou Antoneide Silva, coordenadora da Mostra.

O gestor do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães, Geraldo Roberto Sousa, também esteve presente na mostra e destacou que o projeto fortalece as práticas pedagógicas, como o incentivo à leitura  no processo de ensino-aprendizagem, bem como o prazer pela leitura.

Yara Gabriely apresentou produção literária
Foto: Leticia Duarte
                                                          
Os alunos se engajaram nas produções artísticas e literárias. Aluna do 8º ano, Yara Gabriely, leu o livro “Alice no país da mentira”, de Pedro Bandeira, e fez uma poesia/rima para apresentar na mostra. Segundo a estudante, o projeto contribuiu para ela expressar sentimentos e compartilhar o que pensava junto com a professora Caroline Almeida. Além disso, os hábitos de leitura despertaram o desejo de Yara cursar direito na UNEB em um futuro próximo. 


Mídias Sociais
Adequar a vivência dos estudantes nas mídias sociais contribuiu no projeto literário, já que a leitura do livro poderia gerar engajamento, uma vez que os adolescentes gostam de interagir nas mídias. Em paralelo, as rodas de leitura na sala de aula também contribuíram para o envolvimento dos alunos. “É possível criar possibilidades a partir da leitura, pois se ficarem só na reprodução em massa - sem fazer uma reflexão - fica complicado criar pensamento crítico. A leitura traz um leque maior”, esclarece Caroline.  


 Alunas participantes do projeto
                                   Foto: Letícia Duarte                                        
Professora do Núcleo de Educação Infantil, a professora Antoneide Silva também destacou o envolvimento com o universo literário. “A literatura tem o poder de encontro e reencontro das pessoas consigo mesmas”. 

Apesar dos desafios, o projeto iniciado, em agosto de 2022, despertou o interesse da leitura nos alunos e a culminância da atividade dentro da universidade tornou mágica a experiência para os discentes que nunca estiveram presente em um ambiente de educação superior. As professoras Caroline e Michela pretendem dar continuidade ao projeto com outras turmas para dialogar e perpetuar a literatura. 

A I Mostra: Compartilhando Vivências Literária contou com a participação e apoio das professoras Antonilde Santos, Clara Maria Sousa e alunos do curso de pedagogia do 4º  e 6º  período noturno. Os produtos realizados pelos alunos estão em exposição no prédio de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) para visitação pública.

Por Lafaiette Silva, estudante de Jornalismo em Multimeios
Fotos: Leticia Duarte