Experiências literárias com as midias sociais, tiktok, instagram, facebook e podcast foram compartilhadas na I Mostra: Compartilhando Vivências Literárias, realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH) campus III, na última quinta-feira (1/12). A mostra tem a proposta de estimular práticas educativas entre o ensino fundamental e a educação superior.
Professores e estudantes assistem as apresentações dos produtos
Foto: Divulgação
A mostra nasceu a partir do projeto idealizado pelas professoras Caroline Almeida e Michela Machado com alunos do 8º e 9º anos do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães. Caroline verificou o déficit de aprendizagem durante o período pandêmico, principalmente a alfabetização. Com isso, criou o projeto literário para incentivar a leitura, já que o vocabulário dos discentes era pequeno devido a prática de compartilhar mensagens instantâneas via redes sociais.
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Professora Caroline Almeida do Colégio Helena Celestino Foto: Letícia Duarte |
Em uma conversa sobre experiências pedagógicas, Caroline comentou com a docente Antoneide Silva surgiu o interesse em expor as produções na universidade. “É importante atravessar os muros das universidades, estabelecer um diálogo com a comunidade especialmente com as escolas, onde os pedagogos vão estar. Por isso, o trabalho no campo de estudo da literatura dentro das escolas tem um papel socioeducacional significativo”, ressaltou Antoneide Silva, coordenadora da Mostra.
O gestor do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães, Geraldo Roberto Sousa, também esteve presente na mostra e destacou que o projeto fortalece as práticas pedagógicas, como o incentivo à leitura no processo de ensino-aprendizagem, bem como o prazer pela leitura.
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Yara Gabriely apresentou produção literária Foto: Leticia Duarte |
Os alunos se engajaram nas produções artísticas e literárias. Aluna do 8º ano, Yara Gabriely, leu o livro “Alice no país da mentira”, de Pedro Bandeira, e fez uma poesia/rima para apresentar na mostra. Segundo a estudante, o projeto contribuiu para ela expressar sentimentos e compartilhar o que pensava junto com a professora Caroline Almeida. Além disso, os hábitos de leitura despertaram o desejo de Yara cursar direito na UNEB em um futuro próximo.
Mídias Sociais
Adequar a vivência dos estudantes nas mídias sociais contribuiu no projeto literário, já que a leitura do livro poderia gerar engajamento, uma vez que os adolescentes gostam de interagir nas mídias. Em paralelo, as rodas de leitura na sala de aula também contribuíram para o envolvimento dos alunos. “É possível criar possibilidades a partir da leitura, pois se ficarem só na reprodução em massa - sem fazer uma reflexão - fica complicado criar pensamento crítico. A leitura traz um leque maior”, esclarece Caroline.
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Alunas participantes do projeto Foto: Letícia Duarte |
Professora do Núcleo de Educação Infantil, a professora Antoneide Silva também destacou o envolvimento com o universo literário. “A literatura tem o poder de encontro e reencontro das pessoas consigo mesmas”.
Apesar dos desafios, o projeto iniciado, em agosto de 2022, despertou o interesse da leitura nos alunos e a culminância da atividade dentro da universidade tornou mágica a experiência para os discentes que nunca estiveram presente em um ambiente de educação superior. As professoras Caroline e Michela pretendem dar continuidade ao projeto com outras turmas para dialogar e perpetuar a literatura.
Por Lafaiette Silva, estudante de Jornalismo em Multimeios
Fotos: Leticia Duarte