Gloria Maria: pioneira no telejornalismo brasileiro

Multiciência 03 fevereiro 2023
Glória, qual seu significado? Grandeza, Honra, Orgulho? Esses são alguns dos sinônimos dados pelo dicionário Aurélio à palavra. Outro sentido atribuído a ela é a “fama que uma pessoa obtém por feitos heróicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades”. Então, concordamos que esse nome define muito bem quem foi e é a Glória Maria Matta da Silva, primeira jornalista negra a aparecer na televisão brasileira, a pioneira da TV a cores. Num país em que a cor preta é tão discriminada, Glória mostrou a sua pele retinta ao vivo e a cores.

Gloria em ação como jornalista anos 1980. Foto: Otávio Magalhães 

Natural da Vila Isabel, Glória Maria se formou em jornalismo na Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), ainda nos anos 60. Logo após iniciou sua carreira na Rede Globo de Televisão, onde passou por vários programas da grade como RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e o Globo Repórter. Neste último, nos levou para os quatro cantos do mundo que carimbou seus 14 passaportes.  Participou de reportagens especiais desde um evento da Nasa onde experimentou a gravidade zero, ao deserto do Saara. Saltou do maior bungee jump do mundo em Macau, na China, de uma altura equivalente a um prédio de 78 andares, e participou de um ritual local com ganja e fumou a erva em um cachimbo, na Jamaica. Esses foram só alguns dos momentos da rotina jornalística  vivenciada pela jornalista que buscou aliar precisão da informação à valorização da alteridade, no sentido de conhecer novas culturas e interagir com povos e etnias diversas. 

Gloria Maria. Foto:Arquivo Pessoal
A sua trajetória de vida é inspiração para outros tantos profissionais, sobretudo para a comunidade negra que pode ver nela um pertencimento e o sentimento de que é possível ter um repórter preto nos telejornais. Referência para essa futura jornalista que vos escreve e para tantas outras jovens negras, pois buscam trilhar o caminho da comunicação influenciadas por sua presença constante na televisão. Glória tinha ciência de sua importância para o telejornalismo brasileiro, nos deixou com um vasto arsenal de conhecimento que viverá para sempre no campo da comunicação, não tem como falar sobre telejornalismo sem citá-la.

Gloria entrevista Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Acervo: Grupo Globo

Vaidosa, como filha de Iemanjá, Glória nunca gostou do assunto quando tentavam destacar a sua idade. Talvez já soubesse que pessoas como ela nunca envelhecem, tão pouco morrem. A sua presença estará sempre em cada reportagem que realizou e vivenciou, e sua alma permanece viva. Para ela, foi atribuída a Glória eterna. 

Por Paloma Cristina, estudante de Jornalismo