Comunicação popular busca transformar a realidade de jovens do semiárido

Multiciência 23 novembro 2023

A comunicação popular se tornou uma das ferramentas de afirmação de território e de desconstrução de narrativas preconceituosas contra a área rural e do interior. Hoje, com acesso às redes sociais, jovens, adultos e idosos buscam formação para mudar esse cenário e melhorarem o fluxo da comunicação nas comunidades.

Para ajudar a transformar e projetar vozes da juventude popular, a técnica de comunicação do Pró-Semiárido Aline Queiroz apresentou projetos de educomunicação e formação de comunicadores como programação do minicurso Mídias Sociais e Participação Política, ministrado pela professora Rosane Santana.  A comunicadora explica que “fazer comunicação é fazer costura”, como um meio de fornecer informações contextualizadas que se entrelaçam com as necessidades de cada sociedade.

A roda de conversa “Trajetórias de Comunicação Inclusiva e Popular no âmbito do Pró-Semiárido: Estratégias de participação e diálogo com o Público” expôs os trabalhos dos projetos Pró-Semiárido e Jovens Comunicadores. 

Estudantes participam da roda de conversa.
Foto: João Pedro Tínel

O Pró-Semiárido é um projeto do governo e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado da Bahia (CAR), que busca trabalhar projetos de educomunicação com uma agenda pautada nas pessoas com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Organização das Nações Unidas (ONU).

Aline ainda aponta que a comunicação precisa sempre incluir jovens para manter a continuidade dos projetos. Os jovens comunicadores ensinam a adultos e adolescentes de regiões menos favorecidas práticas e estratégias comunicativas e jornalísticas para criar uma “comunicação desconstruída e de dentro para fora”.

Além disso, Aline explica que o projeto segue uma lógica de comunicação não-difusionista e agroecológica, de narrativas de conexões reais, feito com, para e de parceria entre as pessoas. “A educomunicação e a comunicação popular são feitas em rede, então usamos técnicas e estratégias para incluir as pessoas em áreas rurais e menos desenvolvidas no processo de desconstrução de preconceitos e construção de narrativas”.

Aline Queiroz, Técnica de Comunicação do Pró-Semiárido.
Foto: Matheus Navais

Para demonstrar as potencialidades da ação comunicativa, o projeto vai lançar o livro “Enveredas” para finalizar o trabalho do ano de 2023, com histórias e artigos de participantes do Pró-Semiárido e Jovens Comunicadores. 

Texto por João Pedro Tínel, estudante de Jornalismo em Multimeios e colaborador do MultiCiência; Fotos por Matheus Navais, estudante de Jornalismo em Multimeios e colaborador do MultiCiência.