Projeto Encrespa busca valorizar ancestralidade

Multiciência 20 novembro 2023
A intelectual norte-americana Ângela Davis afirma que “em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. Essa é a principal filosofia do projeto Encrespa - identidade, pertencimento e ancestralidade como impulsionadores do empoderamento dos estudantes, desenvolvido no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves do Santos (CODEFAS), na cidade de Juazeiro (BA). Hoje, Dia da Consciência Negra, os alunos e professores realizam o Festival Encrespa com as ações do projeto no Cento de Cultura João Gilberto que envolvem arte e cultura.



O projeto busca promover o reconhecimento da negritude e empoderamento dos estudantes, acolhendo e possibilitando o protagonismo dos alunos, como Deraldo Gomes dos Santos e Bárbara Samira Costa Damásio. Com orientação da professora Vanessa Carine Chaves, a ação educativa visa a garantia dos direitos dos jovens  periféricos, através do reconhecimento da própria identidade.

Deraldo dos Santos se autodeclara preto e será o próximo embaixador do Encrespa, com a responsabilidade de organizar as ações do projeto. Bárbara Samira Damásio também se sentiu impactada pelo Encrespa e luta pela igualdade racial. “Os negros estão à frente da luta, mas é necessário o apoio de todos,” diz Bárbara, que se autodeclara branca e luta por uma educação antirracista.

Alunos e professores discutem questões étnico-raciais
Foto: Maria Luiza Martins

O projeto também tem a participação da professora aposentada Graça Alencar, que afirma que o objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância da ancestralidade afro-brasileira. Ela confessou estar bastante emocionada com as conquistas dos estudantes, pois os considera como “seus filhos” e se orgulha de vê-los aprendendo sobre pertencimento e ancestralidade.

A experiência do Encrespa foi apresentada na Mostra de Experiências Inovadoras na Educação Básica (Siepex Jr), promovida pelo Departamento de Ciências Humanas, campus III, no dia 29 de Setembro de 2023.

Produção da notícia: Adolpho Vianna, Mary Saturnino e Maria Luiza Martins, estudante de Introdução ao Jornalismo (UNEB).