Desafios da População Negra no Mercado de Trabalho Brasileiro

Multiciência 25 novembro 2023
A desigualdade racial persiste como uma questão significativa no mercado de trabalho brasileiro. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realizou o estudo denominado “As dificuldades da população negra no mercado de trabalho”, em 20 de novembro de 2023, com dados do segundo trimestre de mesmo ano. 

O levantamento indica que de 56,1% da população negra ocupada, apenas 33,7% dos negros ocupam cargos altos como direção e gerência. Isso demonstra como a população negra ainda enfrenta desafios estruturais que afetam suas oportunidades de emprego e crescimento profissional. Por outro lado 46% dos trabalhadores negros estão em trabalhos sem nenhum tipo de proteção.

Foto:Infográfico mostra a desigualdade racial e social no mercado de trabalho/ DIEESE

A pesquisa indica ainda que as taxas de desemprego entre os negros são mais altas em comparação com a população branca, já que 65,1% dos desempregados do país são de cor negra. Este cenário acontece também entre as mulheres negras, no qual a taxa está de 11,7%. Mesmo quando há melhorias econômicas gerais, a disparidade é evidente, de oportunidades de emprego até a falta de promoções e reconhecimento no trabalho.

Diferenças Salariais

Além disso, os salários dos trabalhadores negros costumam ser inferiores aos de seus colegas brancos com a mesma qualificação e experiência. Estudos indicam que, em média, pessoas negras recebem 32,9% menos às pessoas brancas, o que contribui para a perpetuação das desigualdades sociais e econômicas.

Diante desse quadro, especialistas enfatizam a importância de políticas públicas e empresariais voltadas para a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho. Iniciativas que visem combater o preconceito, garantir igualdade de oportunidades e promover a diversidade nas empresas são fundamentais para mudar esse panorama.

O estudo do DIEESE conclui que a desigualdade enfrentada pela população negra no mercado de trabalho é uma questão complexa e multifacetada. A criação de políticas inclusivas, o combate à discriminação e o fortalecimento do acesso igualitário à educação são passos fundamentais para construir um ambiente de trabalho mais justo e equitativo para todos.

Redação de Tulio de Oliveira, monitor bolsista do MultiCiência