Em meio a um cenário de transformação e crescimento no Brasil, o empreendedorismo se destaca como uma alternativa promissora para jovens que buscam independência financeira e inovação. De acordo com o relatório do Monitor Global do Empreendedorismo (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 60% dos entrevistados citaram ter uma empresa como um dos maiores desejos.
Para que isso ocorra, a implantação da educação empreendedora, desde o ensino fundamental até o ensino médio, não pode ser subestimada. Nesse contexto, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), desempenha um papel essencial na promoção da educação empreendedora.
Maria Helena Alves, especialista nas áreas de Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Setorial, Planejamento Empresarial e Educação Empreendedora, enfatiza que os objetivos do programa abrangem a expansão, promoção e difusão da educação empreendedora nas instituições de ensino, bem como a inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos escolares. O programa visa, ainda, contribuir para a formação de um novo perfil de estudante, baseado em métodos criativos, linguagem apropriada e comprometimento com a realidade local.
O Projeto de Educação Empreendedora concentra-se na promoção de atitudes empreendedoras que podem se manifestar em diversas áreas, incluindo as artísticas, culturais, sociais e não apenas no contexto empresarial. “A Educação Empreendedora é aquela que ajuda o estudante a se autoconhecer e a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber”, explica a consultora.
Iasmym Ferreira Lima, uma estudante de 16 anos que atua como designer de sobrancelhas, compartilhou lições valiosas que adquiriu com o projeto. Para ela, saber se comunicar com diferentes públicos, criar uma boa divulgação e fidelizar clientes são habilidades essenciais. A estudante do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP) destacou a importância de iniciar sua jornada no empreendedorismo desde a escola. “Sei que estou bem preparada para o mercado de trabalho”, comenta.
Iasmym, 16 anos (reprodução/instagram) |
Noemia Carvalho, Pedagoga (Reprodução) |
Por Nara Gabriela, estudante de Jornalismo em Multimeios.