Jovens e a prática da leitura na escola

Multiciência 30 janeiro 2024

O estudante da Rede Pública, Daniel Costa, amante da leitura, iniciou seu hábito por estímulo dos professores de literatura. O acesso à biblioteca permitiu que ele se tornasse um leitor assíduo e expandisse seus conhecimentos. “ O ambiente escolar afetou minha vida de leitor significantemente, pois foram importantes no meu crescimento educacional”, afirma. 

Assim como o jovem, outras pessoas têm se interessado pela leitura através do incentivo da escola em implantar bibliotecas e práticas de leituras. Isso acontece porque a Política Nacional de Leitura e Escrita, instituída pela Lei 13.696/18, concede o acesso aos livros, às leituras, à literatura e às bibliotecas em ambiente escolar. Para que o hábito da leitura seja sistemático na juventude, a estrutura de locais e escolas que compactuam com tais práticas é importante.

                                                   

       O estudante Daniel Costa Rodrigues é um frequentador assíduo da biblioteca


Segundo a Mestra em literatura, Celma Vieira, o planejar sistematicamente das atividades literárias, o uso de  livro, as trocas de ideias com os alunos é um meio para ampliar as possibilidades deles lerem.“O processo de gosto pela leitura e letramento literário deve ser sistemático”, diz ela.

Além disso, a pesquisadora, compartilha suas práticas em sala de aula incentivando os alunos a viajarem no mundo encantado da leitura e a utilizar e se apropriar dos meios digitais para somar ao conhecimento literário dentro da escola. “Na atividade do terceiro bimestre, usei Podcasts com os contos de Machado de Assis, eles ficaram impressionados com Assis e assistiram na televisão em sala de aula seus produtos, o que reverbera no avanço na educação”, relata.

 

 

A professora Celma Vieira dos Santos estimula a leitura por podcasts nas aulas. Foto: Ewerton Ramos.


Para a pós graduanda em Comunicação e Marketing, Kemylly Maryana, a leitura sempre foi um momento de refúgio e de autoconhecimento.  A mesma utiliza as plataformas digitais para se beneficiar do mundo da leitura desenvolvendo habilidades para seu trabalho. “ A leitura me proporciona ideias para minha escrita, poesias e experiências extraordinárias para narrar e colocar meus sentimentos para fora. O Kindle e o aplicativo Wattpad tem me ajudado bastante na leitura, sendo de fácil acesso e têm bastante livros disponíveis, desde clássicos à fanfic.”

 

Kemylly Lopes faz leituras mediadas pelas tecnologias


Já para o jovem Tiago Nunes, formado em Ciências da Computação, o hábito da leitura chegou tardiamente em sua vida, sobretudo devido à falta de encorajamento da escola. No entanto, mesmo adquirindo esse interesse tardiamente para se aventurar no mundo da leitura, ele afirma a importância em sua vida pessoal e o quanto é mais enriquecedor em termos de aprendizado. "Percebo o quanto a leitura me ajudou a me desenvolver intelectualmente e profissionalmente, além de abrir portas para novos conhecimentos", fala o jovem.


 Tiago Nunes avalia que a leitura o ajuda no crescimento profissional


 O mundo da leitura na juventude proporciona uma viagem para vivenciar aventuras divertidas, emocionantes e tristes, como também levá-los a lugares diferentes através da imaginação, que pode ajudar no crescimento intelectual. É importante o investimento em bibliotecas nas escolas e mais práticas em sala de aula incentivando sistematicamente os alunos a serem leitores assíduos.

O uso das tecnologias, como de kindle e podcasts para propagar e encorajar jovens para esse universo crítico, pensante e emotivo da leitura através das plataformas digitais é interessante. Sobretudo, se apropriando desse avanço tecnológico nessa geração para incluir e tornar os jovens leitores assíduos.

Por Vanessa Taratá, estudante de Jornalismo em Multimeios.