Representantes do território Sertão São Francisco discutem políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Juazeiro

Multiciência 07 março 2024

Representantes dos setores da sociedade civil organizada, empresarial, poder público e universidades participaram da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – Etapa Macroterritorial, realizada na Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, e organizada pela SECTI. A finalidade foi formular propostas para definir os rumos da ciência, tecnologia e inovação do estado, orientar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2025-2035, que será elaborada por todos os segmentos do país de 4 a 6 de  junho.


Foto: Ana Clara Silva



Cerca de 80 participantes se reuniram para discutir reformular os documentos elaborados na 4ª CECTI, ocorrida em 2019, divididos nos eixos: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Na etapa macroterritorial, foram escolhidos os representantes de cada eixo para contribuírem à conferência estadual, a ser realizada em Salvador, em 4 a 5 abril.

 

Além disso, foi apresentado o programa Bahia + Inovadora, criado pela SECTI e vinculado a Fundação de Amparo À Pesquisa Da Bahia (Fapesb), que busca estabelecer fomento financeiro ao interior do estado, para que as ações voltadas às CT&I ́s sejam criadas.

 

“O Bahia + Inovadora é um conjunto de iniciativas que se baseia em dois pilares: a descentralização dos investimentos públicos em CTI, e o desenvolvimento social, econômico e sustentável, em regiões como no Recôncavo, Sertão São Francisco, Chapada Diamantina, por meio de parques tecnológicos, centros de inovação, Instituto de ciências e os espaços colaborar”, destaca Sócrates Santana, coordenado de Assuntos Estratégicos da SECTI.



Foto: Ana Clara Silva



O coordenador destaca que, para que haja o fortalecimento do ecossistema de inovação, é preciso que o programa de conectividade do estado seja acessível para todos. “O Bahia + Inovadora busca agir nas bases, como através do programa de conectividade, que concede internet gratuita a todas as cidades, e também às universidades públicas e escolas da educação básica”, pontua.

Quanto à formação para utilizar essas tecnologias e buscar um sistema de CTI’s mais estruturado e com profissionais aptos a atuar no segmento, Sócrates reforçou a importância da formação, por meio de cursos de capacitação em tecnologia, Inteligência artificial, economia circular e verde.  Os cursos, disponíveis no site da SECTI, podem ser feitos por todo o público, não restrito somente aos estudantes, professores e pesquisadores.

Para o professor da Uneb, Josemar Martins, coordenador do eixo recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, é necessário refletir sobre as implicações e problemas à efetivação das propostas de CTI’s, que vão desde combater as desigualdades sociais, não permitindo que todos acessem e aprendam, à falta de internet de qualidade, equipamentos e softwares necessários. 


Foto: Levi Varjão



O professor destaca que é preciso pensar o alcance e impacto da sociedade 5.0, se de fato o país se encontra nesse estado, quando direitos básicos muitas vezes não são garantidos.

Ele alerta ainda que as tecnologias devem surgir e serem usadas para atividades concretas, que de fato facilitem a vida – os problemas diários –, e não somente sejam sobre uso de telas.

As Conferências Macroterritoriais da Bahia seguem, nos territórios de identidade, até o dia 5 de abril, quando acontecerá a estadual, em Salvador. As regionais ocorrem em abril e a nacional em junho, entre os dias 4,5 e 6, em Brasília. Saiba mais: http://www.secti.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137

 As pessoas interessadas na temática também podem participar conferências livres, de forma online, sobre temas gerais que englobam as tecnologias e seus usos, as quais ocorrem de 13 de março a 16 de abril. Para mais informações, acesse: http://www.secti.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137.

Para saber mais das Conferências Regional e Nacional, sigam as redes sociais @sectibahia

Reportagem por Ana Beatriz Menezes, estudante de Jornalismo em Multimeios.